Dicas de Saúde
O envelhecimento e as zonas azuis
• Parece uma heresia, mas eles não praticam atividade física como a conhecemos. Eles estabelecem sua vida de forma que são constantemente ativos diariamente. Sobem e descem escadas, sentam e levantam mais de 40x ao dia, caminham, não usam carros, quando fazer alguma coisa, eles mesmos fazem e muitas outras coisas que os fazem ativos.
• Eles tentam sempre fazer suas atividades de forma devagar e sem estresse, pois ao contrário, o corpo pode sofrer uma resposta inflamatória que pode levar a alzheimer,doenças cardíacas entre outras doenças.
• Não existe uma dieta da longevidade, mas eles comem muitos vegetais, tomam vinho 1x ao dia, evitam alimentos industrializados, consomem alimentos cultivados por eles próprios ou pelos amigos.
• Uma coisa bem diferente da nossa cultura é que colocam sempre a família em primeiro lugar, os mais velhos são sempre bem respeitados e quando o pai ou a mãe morrem eles ficam com o filho mais velho. Isso é regra!
• A religião faz parte da rotina de vida deles. Segundo Buettner, pessoas religiosas podem viver 7 anos a mais, independente de qual religião é.
• Nascer na tribo certa, ou seja, estar cercado de pessoas saudáveis fará com que você tenha muito mais propensão a ser saudável. É aquele velho ditado: “ Me diga com quem andas, e eu te direi quem és!”
• Ter uma razão de viver. Muitas pessoas se aposentam e acham que a vida acabou. Nestas regiões não. Eles continuam trabalhando, ajudando as pessoas, fazendo dos seus hobbies sua segunda fonte de renda e de juventude.
Quer saber quais lugares são estes: Okinawa no Japão, Costa da Sardena na Itália, Comunidade adventista do 7º dia na Califórnia e Península de Nicoya na Costa Rica. O livro em questão é The Blue Zones: Lessons for Living Longer From the People Who've Lived the Longest. Eu li e recomendo! Aqui esta somente um resumo da leitura e o que devemos aprender com eles. Afinal, podemos viver mais e melhor! Basta nos “programarmos” para isso, segundo Buettner. Vale a pena! Até à próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Você comete estes 5 erros no exercício?
Erro 1: Você usa o peso errado O objetivo é desafiar seus músculos, e não simplesmente trabalhar a musculatura de forma tranquila. Se você é capaz de realizar 15 repetições com facilidade, então o peso esta muito leve. Por outro lado, se você não é capaz de executar o exercício de forma completa e na amplitude certa do movimento, esta trabalhando para que fique futuramente e quem sabe em breve com lesões, pois o peso esta muito pesado.
Erro 2: Você faz sempre a mesma rotina de exercícios Você deve ter notado que a maioria das pessoas faz os mesmos exercícios cada vez que vai a uma academia. Talvez você faça isso por falta de atenção do seu professor, ou por falta de estrutura da academia ou até por facilitar a ordem e lembrança da carga e sequencia de exercícios. Mas saiba que isso não é legal! O ideal é sempre dar estímulos diferentes para o nosso corpo, para que ele não se acostume com o treino. Deus criou nosso corpo perfeito, e desta forma, ele se adapta muito rápido a qualquer esforço e carga, desde que seja feita de forma correta.
Erro 3: Você não realizar o aquecimento A maioria das pessoas consideram o tempo de aquecimento um desperdício de tempo. Eles preferem ir direto para o exercício ou para a série principal. O que eles não percebem é que um bom aquecimento lhe permitirá realizar os movimentos em maior intensidade, o que significa maiores resultados.
Erro 4: Você executa o exercicio de forma errada As academias estão cheias de pessoas realizando exercícios de forma errada e os professores, na sua grande maioria não estão nem ai. Pior para a minha classe, que tomamos esporro dos médicos o tempo todo por causa das lesões que ocasionamos nos clientes pelo erro nas execuções. As duas maiores razões para que isso aconteça são que você não está se concentrando na execução do exercício, ou você está tentando levantar peso que é muito pesado. Agachamento feito de forma indevida quase sempre resulta em lesão.Não acredita. Pergunte para qualquer ortopedista!
Erro 5: Você malha sozinho Pessoas que se exercitam sozinhas são menos contestadas, menos responsáveis e, normalmente, vêem menos resultados. Faz sentido, não é mesmo? Por que ir para a academia se não há ninguém esperando por você ou prestando atenção em você? Por que extrair o máximo de si mesmo se ninguém está olhando? Exercício por si só, feito de forma livre é uma receita para o desastre, na maioria das vezes. Conheço um monte de gente que malha sozinho ou corre sozinho sem orientação e esta sempre lesionado ou estagnado. Cuidado com isso e até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O Verão é a estação do corpo
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Um bom ambiente para sua atividade física
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Superestimamos nosso exercício
Esta pesquisa esclareceu que muitos subestimam o quanto deve se exercitar para alcançar estes benefícios e superestimam se estão realmente na faixa adequada de treinamento para estes benefícios . Sabemos que órgãos como o American College of Sports Medicine e American Heart Association recomendam o acumulo de 210 minutos por semana de exercícios moderados e vigorosos para a sua saúde, na qual podem estar incluídos exercícios aeróbicos e anaeróbicos como uma caminhada, uma corrida, uma natação, uma bicicleta e exercícios como musculação. O interessante no estudo é que os pesquisadores pediram para todos os praticantes correrem ou caminharem em intensidades que seriam consideradas moderadas. Na sua grande maioria, os voluntários estavam se achando na faixa indicada de exercício moderado, quando na verdade estavam bem abaixo dela.
Um ótimo marcador de carga que todos nós podemos usar é a frequência cardíaca. Usada por quase todos os treinadores e professores de educação física no país, a frequência cardíaca pode aproximar esta sensação de se estar chegando próximo ao ideal. Usando a formula 220- idade, chega-se ao batimento máximo da pessoa. Daí parte-se para uma regra de três, onde ocorre o escalonamento do que representa os 90%, ou 80% e assim por diante.
O ideal segundo o estudo é que esta frequência esteja entre 75 e 90% da frequência cardíaca máxima. Mas não esqueça que nesta mesma formula há um erro de 20% para mais ou para menos do que seja o ideal. Não é obvio repetir que qualquer tipo de atividade física, seja ela qual for e em qualquer intensidade trará benefícios para a sua saúde e seu corpo. Os dados servem para demostrar que podemos exigir um pouco mais do nosso corpo, mesmo quando achamos que às vezes já estamos no nosso máximo. Os benefícios fisiológicos, metabólicos e corporais serão maiores. Acredito também que nem todos estão aptos a isso. Mas se esta fazendo o seu exercício, por que não podemos fazer bem feito? Procure sempre a orientação de um professor de educação física. Ele saberá lhe explicar o quão longe pode chegar e de que forma. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A relação entre sexo e atividade física
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Sesta e a melhora na produtividade
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Sem medo de ser Feliz
Acordar cedo e dormir bem- A maioria dos adultos precisa de 8 horas para estar bem e com isso estimulam mais a imunidade e pessoas que acordam cedo tendem a ser mais felizes. Uma boa justificativa para alterarmos nossos hábitos para sermos mais saudáveis.
Viva todos os dias com se fosse sábado- Diversas pesquisas mostraram que ficamos mais felizes nos finais de semana. Acho que nem era preciso uma pesquisa para isso aqui no Brasil. Mas o importante foi mostrar que realizar ações como ser espontâneo, fazer coisas que revitalizem o seu dia libera mais endorfina e serotonina que o fazem mais feliz. Ouça mais músicas- Quando você ouve uma boa música que gosta você libera a dopamina, um poderoso neurotransmissor no cérebro associado ao prazer e recompensa. Então levante, ouça aquela musica e divirta-se um pouco e faça isso quando estiver estressado. Brinque mais-
O prazer é o principal motivador e determinador para o seu comportamento. Se não tiver prazer no que faz, dificilmente conseguirá se manter em alguma coisa. Então, tente sempre brincar nas suas atividades esportivas ou nas suas atividades de lazer.
Sue a camisa- Ser feliz e ser estressado são lados opostos da mesma moeda, pois se você fica menos estressado, ficará mais feliz. O exercício físico é o mais eficaz para a geração da sensação de felicidade e já escrevi várias vezes sobre isso aqui na coluna exatamente por liberar endorfina, dopamina e serotonina. Então, coloque já no seu dia a dia aquilo que gosta e que te motiva, seja o que for.Pode ser corrida, musculação, dança etc... Doe seu tempo- Uma das mais poderosas dicas do estudo é que pessoas que realizavam algum tipo de trabalho voluntário ou que se dispõe a ajudar ao próximo são menos deprimidos e mais felizes. Talvez seja a hora de colocar aquele projeto de tanto tempo no seu dia a dia. Nós podemos fazer milhares de coisas em busca da tal felicidade.
Não existe aquela formula mágica, mas as pesquisas mostraram um caminho em comum entre os pesquisados. O exercício faz parte da de algumas respostas. Então, saia do lugar e seja feliz! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os riscos do sedentarismo
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O que você não sabe sobre a densidade óssea
• Diminuir o consumo de refrigerantes e bebidas que possuam o acido fosfórico
• Aumentar a ingesta de alimentos ricos em cálcio como sardinhas, laranjas, linhaça, brócolis entre outros. Consulte sempre uma nutricionista para isso.
• Tomar sol pelo menos 30 minutos por dia para aumentar a sua Vitamina D e conversar com uma medico para ver a necessidade de suplementos
• Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia que contenha um impacto moderado ou acumular 210 minutos por semana de exercício. Como exemplo uma caminhada.
O caminho para um corpo saudável passa também pelos ossos, e quando somos novos, tudo funciona no nosso corpo. Como desejamos envelhecer depende do que faremos no nosso presente. Alimentação adequada e atividade física regular é o caminho para um envelhecimento saudável e livre de problemas ósseos. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Sarcopenia x envelhecimento
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Reduzir percentual
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Projeto para Coluna no Jornal de Piracicaba
No Brasil e no mundo, cada vez mais vemos a importância da veiculação de informações sobre saúde e atividade física nos meios de comunicação. Com exemplo disso, nestes últimos anos surgiram programa que são lideres de audiência como o Programa Bem Estar da Rede Globo, e no meio escrito, Jornais como o GLOBO no Rio e a FOLHA em São Paulo, que disponibilizam um profissional de educação física para o esclarecimento de dúvidas dos leitores, além de artigos em um linguagem simples para que os leitores possam colocar a atividade física como um hábito nas suas vidas.
Objetivos
A veiculação de uma vez por semana de um artigo ou esclarecimento de perguntas com um profissional de Piracicaba, que esta próximo do povo nesta região. Jornal de Piracicaba O Jornal de Piracicaba com isso seria o primeiro a fazer este movimento
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Programando sua vida para a saúde e diversão
• Não tenho tempo para isso- Esta é uma das barreiras mais comuns que eu como educador físico e meus colegas de profissão ouvem. Mas saiba que podemos fazer diferente. Que tal ao invés de treinar 1 hora, tente fazer um numero de exercícios e repetições o mais rápido possível, por exemplo em 30 minutos, ou ainda, acumular calorias por dia, por semana, ou acumular minutos durante a semana, como por exemplo, 210 minutos na semana. Terá a flexibilidade que precisa.
• Não sou bom nisso, não nasci para isso – Todos nós somos bons em alguma coisa. Se não for para a academia, pode ser para a dança, para a natação, para a hidroginástica, para as aulas coletivas, para a caminhada com as amigas. Ache o que gostar e que tiver a sensação de estar se divertindo.
• Exercício dói e não é motivante- Aquele conceito antigo que remonta dos anos 80, No Pain, No Gain (sem dor, sem ganho) já esta em desuso. Não é preciso doer, ou sofrer para ter resultados. Uma dorzinha ou outra pode acontecer, e muitas vezes é natural. Mas aquela dor incessante, indica que alguma coisa esta errada. Converse sempre com o seu professor sobre isso. A saúde agradecerá.
• Fico entediado só de pensar em fazer exercícios – Isso é uma coisa que eu adoro mudar nos treinos dos meus alunos. Mude sempre os seus treinos! Alterne para que seja diferente. Se fez caminhada de aquecimento, por que não uma bicicleta em outro dia? Se fizer a série de um jeito, peça ajuda ao professor para alterar os exercícios começando do fim para o começo.
• Estou cansado e num dia ruim – Se estiver neste dia assim, faça alguma coisa que se divirta. Divertir é a melhor maneira de vencer o cansaço. Se você corre sozinho, chame um amigo. Faça uma aula coletiva de zumba por exemplo, ou de dança. Vá para a academia, pague uma aula avulsa para o que achar que deve fazer. Divirta-se!
Existem muitas barreiras, que lutamos diariamente para o nosso dia a dia, seja para o trabalho, seja para o que for. Mas procure superá-las, pois a saúde é o nosso bem mais importante. É muito importante sempre pedir a ajuda de um educador físico para que não saia da programação e de seus objetivos. Evite loucuras! E vamos que vamos!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Prevenindo doenças e restabelecendo o corpo humano com saúde
O Câncer é uma doença devastadora, e segundo pesquisas, uma entre quatro pessoas virão a desenvolver câncer em um futuro próximo, se não alterarmos totalmente nosso estilo de vida. Estilo de vida é o modo no qual vivemos. Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em consequência, se comportam e fazem escolhas.
È importante ressaltar que a prevenção através da intervenção da atividade física e nutricional reduz de varias formas o risco de contrair o câncer. Uma maior atividade física acarreta uma redução significativa no risco e mortalidade de câncer.
Existem diversas hipóteses que podem explicar como o exercício reduz o risco de câncer:
• No caso do câncer de mama, é o efeito redutor que a atividade física produz sobre o estrogênio, um hormônio que estimula o crescimento das células mamárias. • Para o resto dos tipos de câncer a atividade física regular reduz também os níveis circulantes de glicose sanguínea e de insulina e eleva os hormônios corticosteróides. • Os exercício aumenta os níveis de citocinas anti-inflamatórias e amplia a expressão dos receptores da insulina nas células T responsáveis pela luta contra o câncer. • Além disso, a atividade física promove a redução de interferon , estimula a atividade de glicogênio sintase, além de acelerar as funções dos leucócitos, aprimora o metabolismo do acido ascórbico exercendo efeitos benéficos sobre a ativação dos pró-virus ou dos oncogênios, fatores esse que poderiam todos retardar a formação de tumores cancerosos. • A atividade física reduz a quantidade de tecido adiposo, principal local de estocagem de toxinas cancerígenas. Reduz o excesso de testosterona que estimula o crescimento dos câncer de próstata. • O exercício reduz a taxa de açúcar no sangue e secreção de insulina e de IGF, que contribuem para a inflamação dos tecidos e disseminação dos tumores, atuando de forma positiva no sistema imunológico, deixando-o mais forte.
Então meu amigos leitores, não deixem de cuidar da saúde, procurem sempre a orientação de um profissional de educação física especialista e tentem ajudar o próximo nesta campanha da Associação Ilumina. Ajudar o próximo te deixa feliz e é um ótimo remédio para aprevenção. Até a próxima.
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os erros mais comuns de quem quer emagrecer
1- Dietas rigorosas- Muitas pessoas seguem tal dieta que não pode comer carboidratos, que a cada semana deve comer só um determinado tipo de alimento, e muitos outros tipos de dieta que geram a restrição das mais variadas coisas. Acaba sendo um erro muito grande. São difíceis de manter em longo prazo e muitas vezes são prejudiciais a saúde. O corpo acaba interpretando isso como uma agressão, e depois que parar a dieta, o corpo retém tudo o que pode, pois ele não saberá se no futuro voltará a realizar estas loucuras. O ideal é sempre ir na nutricionista, que é a pessoa mais indicada para fazer a dieta.
2- Pular as refeições- Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), pular as refeições, não emagrece, pode causar a desnutrição e queda da sua pressão e além disso, produz alterações hormonais que podem atrapalhar a sua dieta. E por causa da fome, quando você for comer novamente, tende a comer bem mais do que antes, expandindo o seu estômago o que o fará comer mais e de forma mais rápida.
3- Obcecado pela balança – Tem gente que chega a subir na balança até 10x ao dia, o que para mim é uma loucura. Subir na balança tantas vezes pode causar desanimo, ansiedade e nervosismo, pois a perda de peso é lenta e progressiva e não ocorre da noite para o dia. Em mulheres, por exemplo, que é um fenômeno mais comum, troca-se a gordura por músculos, ocupando menos espaço mas sendo mais pesada e mostrando na balança que não ocorreram grandes alterações no peso, mas que na realidade, houve uma evolução enorme para a saúde.
4- Exagerar no exercício- Muitas pessoas que querem emagrecer, decidem de uma hora para outra virarem atletas e com isso, realizarem exercício em grandes intensidades e volumes. Mas isso vai gerar lesões e desanimo. Para quem esta acima do peso então, multiplique isso ai por cinco. Assim como qualquer processo, a atividade física deve ser aumentada de forma leve e gradativa. Procure sempre a orientação de um profissional de educação física para isso.
5- Não ter ajuda- Estamos vivendo a era da saúde. Eu acredito nisso. Ao mesmo tempo que esta aumentando a obesidade e doenças no mundo, nunca antes tivemos tantas revistas, espaços, informações, programas sobre saúde. Mas o erro que as pessoa cometem é o de querer realizar tudo sozinha, sem a ajuda de profissionais para isso. Vai começar a atividade física, vá a um médico fazer seu check up. Quer melhorar a alimentação, vá em um nutricionista. Quer começar a realizar exercícios, procure a orientação de um profissional de educação física. Com isso, a chance de chegar ao seu objetivo é maior e sem o risco de para no meio do caminho. Até aproxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Potencializando sua queima de gordura na musculação
Permita-me explicar o seguinte. Existe uma combinação perfeita para a redução de gordura: Imagine uma pirâmide, a base seria a musculação e o exercício aeróbico e no topo da pirâmide a alimentação. Sem uma dieta equilibrada, não adianta ficar horas na academia e depois comer o que quiser. O exercício aeróbico queima muitas calorias durante e um tempo após o treinamento. A musculação fará com que seu gasto calórico em repouso seja maior, pois o corpo precisará “manter” estes músculos construídos durante o treinamento. Ou seja, irá aumentar o seu metabolismo em repouso. Acredito que seja muito importante manter a sua musculação para emagrecer e vou elencar algumas sugestões para não cair na rotina, consultando sempre seu professor:
1- Se puder, faça sempre a musculação antes do aeróbico. Para alguns é estafante fazer a musculação depois de fazer o aeróbico, e alguns encaram a musculação como parte chata do treino. Então, se for chato para você, comece por ele.
2- Tente alternar sempre períodos de treino aeróbico com períodos de treino de musculação. Como exemplo você pode fazer 10 minutos de aeróbico e depois 4 exercícios de musculação alternando sempre até terminar sua série. Além do mais, isso pode aumentar mais ainda seu gasto calórico.
3- Faça sempre os exercícios de musculação em forma de circuito. Se o seu objetivo não for a hipertrofia, ou aumento dos músculos, pesquisas indicam que não ocorre diferença se alternar os exercício sem descanso na musculação ou em forma de circuito.
4- Peça ao seu professor para trabalhar com exercícios funcionais. Os exercícios funcionais trabalham uma gama maior de músculos, e com isso, a demanda energética se torna maior, gastando mais calorias. Mas sempre faça com acompanhamento, pois nem todos os exercícios são indicados para todas as pessoas.
5- Aumente sempre a intensidade dos seus treinos na musculação. Na maioria dos casos, os pesos estão subestimados. E para as mulheres, fiquem tranquilas, não é tão fácil para a sua grande maioria ficar forte ou cheia de músculos. Mas com certeza o gasto calórico ficará maior e a gordura vai embora.
O mais importante é sempre tentar manter o equilíbrio entre a alimentação saudável e exercício. Com isso, com certeza a redução da gordura corporal v
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Um modelo de treinamento para seu novo corpo
A principal característica da pliometria são exercícios dinâmicos onde você estica o seu musculo como no agachamento e em seguida o contrai rapidamente, como depois de agachar você tenta saltar bem alto. Este ciclo de alongamento e contração acaba por fortalecer os músculos dos membros inferiores gerando a redução da força do impacto sobre as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. Segundo publicação da American Council on Exercise os principais benefícios da pliometria são:
• Aumento do gasto calórico – geralmente os saltos elevam de forma mais rápida a sua frequência cardíaca. • Aumenta o seu desempenho na força vertical- Para inúmeras atividades do cotidiano precisamos desta valência, como sentar e levantar da cadeira, agachar e pegar uma coisa no chão entre outras atividades. • Controle do peso corporal- Novamente a causa é a intensidade alta do exercício • Segundo o estudo a pessoa que faz treinamentos pliométricos reduz de 2 à 8x a chance de alguma lesão dos ligamentos cruzados do joelho • Aumenta a treinabilidade da velocidade de reação- Nesta caso é muito importante por exemplo se uma pessoa tropeça no meio da rua. Ela não cairá facilmente.
É importante frisar que apesar dos estudos deste modelo de treinamento o inicio deve ser feito de forma bem lenta e gradual, sempre com a supervisão de algum profissional de educação física. Se você não possui um bom condicionamento físico ou tem algum problema em alguma articulação, o treinamento pliométrico não é o mais indicado para você. Apesar de existirem estudos que relatam o risco de lesões quando se tem o treinamento pliométrico na sua rotina de treinos, ele é muito seguro e eficaz se você o fizer bem feito, com a técnica apropriada e indo dos mais fáceis para os mais difíceis. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Saindo do platô da perda de peso
Começam a reduzir o seu peso, as medidas até um momento em que o peso estabiliza. Este momento é o chamado platô. Isso é natural do nosso corpo humano, pois ele está “acostumado” com o peso que tinha, e com isso ele passa a gastar menos energia e desacelera o seu metabolismo para tentar conservar o peso. Um platô geralmente dura entre 3 a 4 semanas segundo alguns estudos, mas você pode enganar o seu corpo com algumas mudanças. Controle do que come- No começo da atividade física, o aumento do metabolismo e pequenas alterações na sua alimentação já faz com que o seu peso mude bastante. Você vai à nutricionista e ela tira ou reduz da sua dieta o açúcar, o refrigerante ou a cerveja e isso, em qualquer pessoa já traz diferenças significativas. Mas quando se chega no platô, onde o peso não se altera, o controle do que se ingere deve ser maior ainda.
Quanto mais perto do ideal, mas difícil- Outra coisa que acontece muito é que a pessoa quer perder 5,10 ou 15kg não estando com sobrepeso, e isso é cada vez mais difícil, pois quanto mais próximo do seu peso ideal, mais difícil vai ser perder estes últimos quilos. Neste caso, a alternância de planos alimentares elaborados pela nutricionista que variam o seu metabolismo através da alimentação é a grande pedida.
O seu organismo deve se sentir seguro com relação ao metabolismo e ninguém melhor do que a nutricionista para montar o cardápio. Mudar o treino- A cada duas semanas o seu corpo “teoricamente” se adapta ao treino. Por isso é muito importante a variação sempre da intensidade e dos estímulos para que se tenha mais resultados. Se você faz um exercício aeróbico, a alternância de intensidades é muito boa para que isso aconteça. Se você faz a musculação, uma mudança no sistema de treinamento, sempre elaborado pelo professor de educação física é a grande pedida. Não deixe seu corpo e seus músculos se acostumarem com o treino. Desequilíbrio hormonal- Por ultimo, se fez as 3 coisas acima e nada foi alterado, o que pode estar acontecendo é um desequilíbrio dos seus hormônio,e pode ser um monte de coisas. Pode ser um distúrbio da tireoide, pode ser resistência a insulina, pode ser ovário policístico.
Consultar um endocrinologista é o mais indicado sempre. Costumo dizer que nosso corpo é perfeito quando foi criado, pois ele se adapta a tudo e sempre que for possível fará de tudo para reter o que pode, diminuindo o metabolismo. Isso vem em nossos genes desde os primórdios da nossa existência. A regra é: saia sempre da rotina. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Por que não perco peso?
Ela se esforça e não consegue eliminá-los. Isso pode acontecer quando se chega no platô do peso. Para mudar esta questão, é necessário a alteração da sua dieta, a alteração de seus exercícios na intensidade ou no modo de realização. Problemas médicos- As vezes as pessoas tomam algum medicamento que altera toda a sua função hormonal podendo leva-las ao ganho de peso. Pode acontecer também da pessoa ter um problema na tireoide e não saber,e isso pode a estar levando ao aumento de peso. É importante sempre um check up completo com um médico endocrinologista para ver como anda sua a saúde. Você não esta se vendo direito- Isso é muito comum com as mulheres. Elas começam a fazer o exercício, sentem pela roupa que alguma coisa esta acontecendo, que estão “parecem” mais magras, porém na balança nada alterou, ou pior, parece que aumentou. Isso acontece porque nas mulheres, principalmente após os 30 anos de idade, com a atividade física ocorre a mudança da gordura por musculatura. O músculo por sua vez, ocupa menos espaço e é bem mais pesado do que a gordura. E esta ai a questão! Trocando, você reduz medidas, mas mantem o seu peso na balança. Além disso, pode ocorrer também o aumento da massa óssea, o que para as mulheres é excelente. Nem sempre somente a balança é o indicador certo para o seu sucesso. Perder peso pode parecer simples, bastando comer menos e “malhar” mais, mas não é desta forma que isso acontece.
Muitas pessoas estão nesta batalha árdua todos os dias. O segredo é manter o foco e ter ajuda. Ajuda da família, dos amigos, do seu médico, da sua nutricionista, do seu educador físico e de quem mais precisar. Trilhe o caminho, siga e vá em frente. Algumas dicas foram dadas. Agora é com você! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Outras formas de se trabalhar o corpo além da musculação
Existem vários métodos e a maioria originária da Hatha Yoga. Segundo a literatura o que mais trabalha o corpo é o método Ashtanga Vinyasa Yoga que foi criado por um indiano de nome Pattabhi Jois. Este método possui seis séries graduais que dependem de força, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório. O Bom do Yoga é que a maioria dos professores precisam ter a formação, então, basta encontrar um professor e começar este método. Método Feldenkrais- Conheci o método através de uma amiga minha de Piracicaba e depois tive a oportunidade de pesquisar mais sobre o método e ver uns vídeos. Gostei muito do que vi pois é um sistema de educação somática desenhado por Moshé Feldenkrais que visa reduzir a dor ou limitações de movimento, melhorar a função física, promove o bem-estar geral aumentando a consciência dos alunos de si mesmos e pela expansão dos alunos repertório movimento. Apesar de não ser muito conhecido aqui no Brasil, muitas pessoas fazem este método e segundo vários relatos, melhoraram várias funções do seu corpo. É importante saber o seu perfil de personalidade para ver qual o melhor e mais adequado para você.
Existem muitas formas de se trabalhar o corpo, visando o fortalecimento e até hipertrofia, sem ser na musculação. No Yoga, independente do método, existem milhares de relatos de pessoas que definiram seu corpo e emagreceram além de terem ganho força, assim com nos métodos acima citados. Teste e tente encontrar o mais adequado à você. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os novos objetivos para a nossa vida
Uma pesquisa realizada em uma asilo nos EUA listaram os cinco maiores arrependimentos de quem chegava ao final de sua vida, e em primeiro lugar temos: 1) Não gostaria de ter trabalhado tanto;2)Eu gostaria de ter tido mais contato com os meus amigos ; 3)Eu queria ter me permitido ser mais feliz ; 4) Eu queria ter tido a coragem de expressar o meu verdadeiro eu e a ultima 5)Eu queria ter vivido uma vida fiel aos meus sonhos, e não a vida que os outros esperavam de mim.
Uma reflexão minha sobre esta pesquisa, visualizei que fundamentalmente o exercício, a atividade física ou esporte é o instrumento necessário para trabalhar todos estes cinco fatores. Realizar uma atividade física é uma opção de lazer, de desestresse e de brincar com você e com os seus amigos. Além disso, pode fazer com que tenha muito mais contato com amigos que gostam da mesma coisa que você, seja num esporte solitário como a corrida ou em um esporte coletivo como o voley. Pratico esportes desde os meus seis anos de idade e nunca vi uma pessoa que é ativa e mal humor ou infeliz. A felicidade faz parte de quem pratica atividade física, por todas as alterações fisiológicas e psicossociais que o exercício proporciona. A atividade física é uma ótima fonte de mostrar seu verdadeiro eu e de se conhecer mais. Vejo diariamente corredores que nunca imaginavam correr 5km e já estão realizando uma maratona, que são 42km, se transformando em verdadeiros heróis para sua família e amigos. Outra pesquisa feita com pacientes depressivos que realizaram exercícios como parte da terapia no Reino Unido mostrou que no final do estudo 5 mudanças principais aconteceram nos pacientes entre elas: 1)Minhas prioridades mudaram, não tenho medo de fazer o que me faz feliz; 2) Eu me sinto mais próximo dos meus amigos e da minha família; 3)Eu me entendo melhor; 4)Eu tenho um novo sentido e proposito de vida e 5) Eu sou capaz de focar mais nos meus objetivos e na minha vida.
A nossa busca pela felicidade e por um envelhecimento feliz é diária e constante. Talvez as prioridades de cada um sejam diferentes uns dos outros, mas sabemos que fazer uma atividade física te leva a uma vida mais feliz, longe de arrependimentos e de bem com tudo o que é importante para a maioria das pessoas. Comece já! Até à próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os erros mais comuns de quem quer emagrecer
1- Dietas rigorosas- Muitas pessoas seguem tal dieta que não pode comer carboidratos, que a cada semana deve comer só um determinado tipo de alimento, e muitos outros tipos de dieta que geram a restrição das mais variadas coisas. Acaba sendo um erro muito grande. São difíceis de manter em longo prazo e muitas vezes são prejudiciais a saúde. O corpo acaba interpretando isso como uma agressão, e depois que parar a dieta, o corpo retém tudo o que pode, pois ele não saberá se no futuro voltará a realizar estas loucuras. O ideal é sempre ir na nutricionista, que é a pessoa mais indicada para fazer a dieta. 2- Pular as refeições- Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), pular as refeições, não emagrece, pode causar a desnutrição e queda da sua pressão e além disso, produz alterações hormonais que podem atrapalhar a sua dieta. E por causa da fome, quando você for comer novamente, tende a comer bem mais do que antes, expandindo o seu estômago o que o fará comer mais e de forma mais rápida. 3- Obcecado pela balança – Tem gente que chega a subir na balança até 10x ao dia, o que para mim é uma loucura. Subir na balança tantas vezes pode causar desanimo, ansiedade e nervosismo, pois a perda de peso é lenta e progressiva e não ocorre da noite para o dia. Em mulheres, por exemplo, que é um fenômeno mais comum, troca-se a gordura por músculos, ocupando menos espaço mas sendo mais pesada e mostrando na balança que não ocorreram grandes alterações no peso, mas que na realidade, houve uma evolução enorme para a saúde. 4- Exagerar no exercício- Muitas pessoas que querem emagrecer, decidem de uma hora para outra virarem atletas e com isso, realizarem exercício em grandes intensidades e volumes. Mas isso vai gerar lesões e desanimo. Para quem esta acima do peso então, multiplique isso ai por cinco. Assim como qualquer processo, a atividade física deve ser aumentada de forma leve e gradativa. Procure sempre a orientação de um profissional de educação física para isso. 5- Não ter ajuda- Estamos vivendo a era da saúde. Eu acredito nisso. Ao mesmo tempo que esta aumentando a obesidade e doenças no mundo, nunca antes tivemos tantas revistas, espaços, informações, programas sobre saúde. Mas o erro que as pessoa cometem é o de querer realizar tudo sozinha, sem a ajuda de profissionais para isso. Vai começar a atividade física, vá a um médico fazer seu check up. Quer melhorar a alimentação, vá em um nutricionista. Quer começar a realizar exercícios, procure a orientação de um profissional de educação física. Com isso, a chance de chegar ao seu objetivo é maior e sem o risco de para no meio do caminho. Até aproxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O Treinamento funcional e suas particularidades
Vamos há alguns exercícios ditos funcionais e que não tem nada de funcional. • Passada com caneleira na esteira com inclinação- Outro dia vi este exercício em um clube aqui de Piracicaba na qual a menina se baseou nos treinos de uma tal panicat para trabalhar os glúteos. Bom, primeiro que é uma bizarrice.
Além de sobrecarregar as articulações do tornozelo, joelhos e quadris, o que se esta trabalhando é exatamente a flexão de quadril, ou o levantar das pernas, por causa da ação da gravidade e não os glúteos. Além disso, fazer passadas, ou seja, agachar enquanto uma perna descansa, para quem quer hipertrofia muscular não é o mais indicado, pois estudos comprovam que diminui-se o estresse metabólico da musculatura, diminuindo-se os ganhos de força e hipertrofia muscular induzidos pelo treino. • Exercícios em plataforma de instabilidade- Este é um outro recurso usado por muitos profissionais de saúde, inclusive em comercias de TV, explanando que realizar os exercícios em cima da plataforma aumenta a hipertrofia muscular e são melhores do que qualquer outro realizado ao solo. Um estudo publicado o National Stenght and Conditioning Association, mostrou que os ganhos dos exercícios feitos em plataforma de instabilidade eram menores do que os feitos no solo quando as variáveis analisadas foram testes de potência, hipertrofia e força muscular. O uso da instabilidade prejudica em grande grau a intensidade do exercício para os ganhos de massa muscular. • Agachamento na cadeira abdutora- Mais uma das invenções das panicats, ou celebridades da internet. Este exercício é o que se menos trabalha os abdutores, o quadríceps ou o próprio glúteo. A ação do aparelho é o de fechar as suas pernas,
você força para abrir ao mesmo tempo em que tenta agachar, mas nada sai direito, sua coluna esta solta e as chances de lesões são cada vez maiores no movimento. O treinamento funcional, desde que trabalhado com especificidade e com uma boa orientação, é um excelente treinamento para melhorar suas capacidades físicas, melhorar a sua rotina de vida e melhorar o seu condicionamento físico. Cuidado somente de achar que imitar ou achar legal o mirabolante exercício que a fulana faz, vai resolver o seu problema. Converse sempre com um profissional especializado nisso, ou que tenha feito um curso sobre esta metodologia. Biomecânica não se inventa. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O seu limite esta nas suas ações
A nossa linguagem afeta nosso pensamento e como vemos o mundo e as pessoas. Incapacidade para correr? Já procuraram no dicionário o termo incapaz?
Quando colocamos um adjetivo em nós ou em alguém, podemos estar abafando ou prejudicando nosso poder próprio. Falar que a pessoa é isto ou aquilo pode ajuda-las a ficar na pior ou na melhor durante anos. Eu como professor vejo muito isso, o poder da minha palavra de fazer com que a pessoa acredite nela, mostrando e potencializando as qualidades ao invés dos defeitos. Falo com certeza que todas as pessoas tem algo raro e poderoso para mostrarem.
Isso se confirma no exercício físico. Somos o tempo todo mudados por um desafio, quer fisicamente ou emocionalmente, ou ambos ao mesmo tempo, e isso é bom. Limites fazem parte da nossa vida, mas o objetivo não é de protegê-los das adversidades, mas fazê-los encontrar e prepara-los para que os enfrente com sucesso. Por isso fazer a atividade física é se redescobrir e ver como sua vida mudou. Até que sejamos testados, não sabemos do que somos feitos e aonde podemos chegar. Tenho várias alunas que começaram a correr, achando que nunca seriam capazes de correr 1km, e hoje estão fazendo meia maratona (21km). Através disso, temos a sensação de quem somos, uma percepção maior do nosso próprio poder, o poder de se auto identificarem e afirmarem suas próprias descrições. É por causa das experiências, é que você vai ver do que é capaz. Neste sentido abrem-se portas dentro que cada um, evitando o boicote para novas experiências. Se você se der a chave para que se descubra do que é capaz, tendo novas experiências, seja você sedentário, ou um praticante de atividade física, verá que a sua saúde e vida irão agradecer. Comece sempre com um exercício que te proporcione prazer. Comece com metas pequenas, como 2x por semana de 30 minutos de exercício. Tenha amigos para o exercício sempre! Vá aos poucos, sem pressa, e se possível, sempre com diversão e alegria. A chance de introduzir a atividade física na sua rotina será um sucesso! Prof. Esp. Rogério Cardoso Diretor Executivo da FIT LABORE ASSESSORIA ESPORTIVA ROGERCBARROS@YAHOO.COM.BR Não devemos ter o envergonhamento e sim o orgulho dos anos e experiências que acumulamos no processo de nossas vidas. Que são acompanhados de muita sabedoria, conhecimento e experiências que o tornarão o que és. Algumas dicas são importantes para o seu envelhecimento saudável e de forma natural. Podemos....
. Exercitar-nos- a verdadeira fonte da juventude é o exercício.
Ainda nos dias de hoje médicos e propagandistas vendem o “exercício” como um envelhecedor por causa dos radicais livres. Isso não é verdade. Pesquisas recentes indicam que até uma de atividade física, sem exposição ao sol e uma alimentação balanceada inibe até os efeitos dos radicais livres do nosso corpo.
Isso sem mencionar todas as mudanças fisiológicas e psicossociais que te farão estar feliz e melhor. . Você é o que você come- Existem milhares de pesquisas relacionando a alimentação natural ou a mais próxima do natural, sem muito uso de alimentos industrializados com longevidade. Ter uma alimentação balanceada e natural estimula o seu sistema imunológico, melhora a sua pele e te faz ter mais vitalidade. Os alimentos que contem vitaminas A,C,D e E e os polifénois (antioxidantes que têm propriedade anti-inflamatórias que protegem e beneficiam a pele) devem fazer parte diariamente da sua dieta. Se possuir duvidas, procure um nutricionista para isso. . Dormir bem para rejuvenescer- Experimente ter uma noite de insônia ou mal dormida que os reflexos desta noite já estarão no seus olhos em frente ao espelho.
Isso fará com que tenha um envelhecimento precoce. Durante o sono é o momento onde o corpo recupera todas as suas funções metabólicas e fisiológicas preparando-o para o novo dia. 8 horas de sono por dia são o indicado. Outros cuidados devem sempre fazer parte do seu dia a dia como proteger a sua pele e olhos do sol, não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas, realizar exercícios psicológicos, ser menos estressado, tudo isso deve fazer parte do seu dia a dia. Não esqueça, o envelhecimento virá para todos, mas como devemos envelhecer dependerá das nossas escolhas, e quanto mais natural for esta escolha, melhor será. Até a próxima.
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O que é motivação?
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O Exercício em sua casa
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Como desafiar sua idade de forma natural
Podemo: . Exercitar-nos- a verdadeira fonte da juventude é o exercício. Ainda nos dias de hoje médicos e propagandistas vendem o “exercício” como um envelhecedor por causa dos radicais livres. Isso não é verdade. Pesquisas recentes indicam que até uma de atividade física, sem exposição ao sol e uma alimentação balanceada inibe até os efeitos dos radicais livres do nosso corpo. Isso sem mencionar todas as mudanças fisiológicas e psicossociais que te farão estar feliz e melhor. . Você é o que você come- Existem milhares de pesquisas relacionando a alimentação natural ou a mais próxima do natural, sem muito uso de alimentos industrializados com longevidade. Ter uma alimentação balanceada e natural estimula o seu sistema imunológico, melhora a sua pele e te faz ter mais vitalidade. Os alimentos que contem vitaminas A,C,D e E e os polifénois (antioxidantes que têm propriedade anti-inflamatórias que protegem e beneficiam a pele) devem fazer parte diariamente da sua dieta. Se possuir duvidas, procure um nutricionista para isso. . Dormir bem para rejuvenescer- Experimente ter uma noite de insônia ou mal dormida que os reflexos desta noite já estarão nos seus olhos em frente ao espelho. Isso fará com que tenha um envelhecimento precoce. Durante o sono é o momento onde o corpo recupera todas as suas funções metabólicas e fisiológicas preparando-o para o novo dia. São indicados 8 horas de sono por dia.
Outros cuidados devem sempre fazer parte do seu dia a dia como proteger a sua pele e olhos do sol, não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas, realizar exercícios mentais e ser menos estressado devem fazer parte do seu dia a dia. Não esqueça, o envelhecimento virá para todos, mas como devemos envelhecer dependerá das nossas escolhas, e quanto mais natural for esta escolha, melhor será. Até a próxima.
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O cuidado com os shakes alimentares
Como parâmetros bioquímicos, o estudo utilizou marcadores da inflamação e da intoxicação hepática, fato que, comprova o dano ao fígado das consumidoras.
Ainda em oposição a esses suplementos milagrosos é fundamental citar a importância da mastigação, pois é através dela que o organismo é induzido à produzir novas células para revestir a parede intestinal. É no ato de mastigar que produzimos hormônios reguladores do apetite e consequentemente neurotransmissores.
Nós seres humanos, ultrapassamos épocas e milênios comendo o que hoje em dia se fala de comida de verdade, a que estraga, e não comida em pó.
Vários estudos apontam que muitas substâncias de alimentos industrializados podem gerar doenças a médio e longo prazo pela incapacidade do corpo de “entender” estas substâncias no nosso organismo, pois a nossa genética não consegue interpretá-las. Michael Pollan, um escritor best seller americano em seu livro “Regras da Comida” relata que nós deveríamos voltar a comer de forma simples, e pontua 64 regras de sabedoria para comer bem e de forma certa, entre elas algumas interessantes como: “Se entrou pela janela do seu carro não é comida” ou ainda “Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes”. Um livro imperdível e que deveria fazer parte da sua biblioteca. O mais importante é que nem sempre a evolução se dá também na forma dos alimentos e que isso não quer dizer que vá fazer bem para a sua saúde.
Em questão de alimentação, tome bastante cuidado, pois o “rápido pode sair caro!”. Procure sempre fazer exercícios e ter uma alimentação saudável. Este é o equilíbrio perfeito! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Musculação na sobrevida de pacientes com Câncer
Sabemos que a musculação ajuda nas tarefas de vida diária das pessoas, principalmente dos idosos, mas quando pensamos em pacientes sobreviventes de câncer, a musculação foi a responsável pelo aumento da massa muscular, e da força, que são diminuídos quando é realizado um tratamento como quimioterapia.
Como o exercício físico pode atuar na prevenção e tratamento de câncer: Para pessoas que possuem câncer, a atividade física, por mais cansativa que possa ser esta idéia, melhora a qualidade de vida da pessoa. O exercício físico ajuda e recuperar esta capacidade funcional e melhora da qualidade de vida diária. A intervenção através da atividade física e nutricional reduz de varias formas o risco de contrair o câncer. Uma maior atividade física acarreta uma redução significativa no risco e mortalidade de câncer. No câncer de mama, é o efeito redutor que a atividade física produz sobre o estrogênio, um hormônio que estimula o crescimento das células mamárias que pode prevenir o câncer. O resto dos tipos de câncer a atividade física regular reduz também os níveis circulantes de glicose sanguínea e de insulina e eleva os hormônios corticosteroides importantes para o combate ao câncer. Nesse aspecto, como o Câncer já é umas das principais causas de morte no mundo, a implementação da musculação como opção de atividade física como tratamento e prevenção é essencial para recuperação de pacientes sobreviventes do Câncer. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Motivando o filho
Muitas pessoas entraram na FIT LABORE nestes 5 anos, mas a esmagadora maioria de quem não consegue alcançar os resultados desejados também já deu o primeiro passo, mudou alguns hábitos, se preocupou com que estava comendo, começou a se exercitar pelo menos. A diferença está na resposta da seguinte pergunta: Por Quanto tempo?
Óbvio né? Se você faz uma corrida de final de semana, ou faz exercícios regulares por apenas um mês, e depois volta aos velhos hábitos ruins, você consegue apenas os resultados daquele mês e tudo volta ao que era antes em pouco tempo.
Já aquele que persiste, alcança. Vai mais longe! E se torna exemplo!
Mas o que determina a persistência de alguém quando o assunto é fazer exercicio com saúde?
Quem tem resultado são os que simplesmente escolhem mudanças que durarão a VIDA TODA, pessoas que estão construindo um Estilo de Vida.
Já os que tentam e voltam ao mesmo ponto de partida são os que esperam que apenas uma corrida de final de semana, ou um ciclo de uma determinada faculdade com duração determinada vá resolver o problema.
No seu caso é diferente, o exercício já faz parte de sua rotina de vida.
Quem tem resultados duradouros é quem assume sua corrida e saúde como uma Empresa da qual ele vai ser dono o resto da vida.
Você precisa encontrar a motivação verdadeira para construir para você uma "empresa vitalícia". Um objetivo que motive a continuar a melhorar seus hábitos independente do que aconteça.
Pode ser poder sentir a endorfina depois de uns 40 minutos de corrida, sorrir, posar para a foto e falar estava bem nesta corrida, ou mesmo ganhar alguns anos a mais de vida. Pode ser se alimentar bem, tomar menos remédios do que toma hoje.... enfim. Algo que faça valer a pena você mudar o seu raciocínio de projeto para empresa. De temporário, para vitalício. É assim que eu enxergo você. Com o desejo e persistência de mudar e querer cada mais mais o melhor para você e sua família. Foram mais de 20ks perdidos nestes 3 anos, algumas corridas, novas amizades e muita diversão. Conte sempre comigo! Vamos que vamos!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O papel da atividade física para os portadores de deficiências ou mobilidade reduzida
Mudanças motoras- A pratica da atividade física confirmou através de testes no estudo o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio estático e dinâmico e da melhora da força e resistência muscular localizada. Isso tudo contribuiu para a melhora na realização das atividades de vida diária.
É importante ressaltar que já existem profissionais especializados no treinamento para este publico e um trabalho multidisciplinar é de grande valia para a melhora global da pessoa. Procurar um médico, realizar um check-up, contratar um educador físico ou fisioterapeuta para a realização de um trabalho individualizado fará com que o investimento seja ótimo para a pessoa.
Os governantes brasileiros, de olho nisso já investem em academias adaptadas em locais públicos, sabendo que há um retorno do investimento através da diminuição dos gastos públicos relacionados à saúde deste público que chegam a cinco vezes. Em Piracicaba já encontramos academias adaptadas para este publico. Não perca tempo. É importante saber que “limitações são coisas que colocamos nas nossas mentes” segundo um amigo corredor cadeirante. O mundo mostra que o ser humano é capaz de qualquer coisa. Investir na saúde dos portadores de deficiência e mobilidade reduzida é de grande valia através dos exercícios físicos. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Melhorando sua dor e rendimento depois dos treinos
A dor pode ter algumas causas como: o acido lático, o espasmo muscular, danos no tecido conjuntivo, uma microlesão muscular, inflamações e até atividades enzimáticas. Mas existem estratégias boas, sem precisar do uso de remédios, para que a dor desapareça ou diminua. Vamos a elas: Estratégia de Recuperação - Banhos em piscina de gelo Banhos de gelo contraem os vasos sanguíneos, ajudando a limpar os resíduos dos tecidos afetados; diminui a atividade metabólica e retarda os processos fisiológicos além de reduzir o inchaço e ruptura do tecido. Depois que você sai da banheira, ocorre o aumento do fluxo de sangue e por sua vez melhora o processo de cicatrização. Não existem protocolos para se fazer isso, mas os treinadores norte americanos usam de 12 a 15 graus com 5 a 10 minutos na banheira. Os atletas relatam que você sai outra pessoa Estratégia de Recuperação - Rolos de espuma Rolo de espuma ou uma bolinha de massagem melhora a qualidade de recuperação de seu músculo e tecido conjuntivo. Torna o músculo mais flexível eliminando de forma mais rápida as toxinas. 3 Estratégia de recuperação - Alongamento Pós Treinos De longe é o melhor e o mais fácil de ser feito. Alongamento é um tema muito controverso na minha área.
Um consenso que se tem é que não se tem tanta importância no alongamento antes dos treinos, ou estiramento do músculos como prevenção de lesões ou aquecimento.
E acredito muito nisso, só sendo recomendado em alguns casos.
O fato é que alongamento após os treinos, melhora a sua flexibilidade e faz com que as fibras musculares voltem ao nível de pré-esforço físico de forma mais rápida.
Além disso ajuda a dissipar as toxinas resultantes do trabalho muscular. O alongamento pós treino, não vai reduzir a dor muscular, mas ao longo do dia e do tempo, nota-se que os músculos respondem de forma melhor do que se você não fizesse. Para mim como treinador, isso já basta, fora as comprovações cientificas para este tipo, na qual eu acredito e recomendo. Espero que te ajude e até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A melhor aptidão física pode te levar ao melhor rendimento
Crianças sedentárias tendem a ter pior desempenho escolar e por esta razão torna-se muito importante a prática de atividade física nesta fase; Crianças sedentárias, seguindo o padrão de alimentação do mundo ocidental, estão cada vez mais ficando com sobrepeso.
E criança com sobrepeso, tende a se tornar um adulto com sobrepeso.
A importância de políticas públicas de saúde para as nossas crianças e adolescentes.
Lembro do que meu avô dizia, que na época dele, por volta de 1945, quando estudava no Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro, além de fazer o exercício na escola diariamente, não parava de fazer atividades físicas durante o resto do dia.
Hoje, vemos a educação física sendo tirada das escolas para aumentar a carga horaria em outras matérias, para “melhorar” o desempenho ou rendimento no vestibular.
Crianças deveriam “obrigatoriamente” realizar 1 hora de atividade física por dia, por pelo menos 6 dias da semana. Não é o que vemos, quando lemos ou vemos reportagens falando sobre o poder dos jogos e computadores nos hábitos das crianças e adolescentes.
É importante frisar também, que esta melhora na capacidade mental através da prática da atividade física não traz benefícios somente para as crianças e adolescentes, mas para pessoas de todas as faixas etárias. A melhora do rendimento se dá pela oxigenação, melhora da concentração, atenção, melhora da percepção sensorial e muitos outros fatores.
Para quem pensa no futuro de nossos filhos, sobrinhos e crianças no Brasil, saibam que nada é mais importante do que o exemplo! Afinal, para eles, nós somos heróis! Procure ser o exemplo, faça atividade física regularmente! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Permanecendo ativo no Outono/Inverno
Nós como animais racionais, mais ainda animais, guardamos alguns genes relacionados a nossa época pré-histórica, sabia disso? O lado bom de fazer o exercício nas temperaturas frias é que ele passa a ser mais revigorante e mais fácil de ser realizado, principalmente ao ar livre. Além disso, segundo uma pesquisa do Medicine and Science in Sports Exercise a prática do exercício no frio ,por seu corpo ter que trabalhar mais para manter a temperatura corporal, faz com que a produção de endorfina seja potencializada levando a uma estado maior de felicidade.
Em Piracicaba e região, são poucos os momentos do ano em que o frio é intenso, fazendo com que a temperatura amena se torne mais agradável para a pratica da atividade física.
É importante ressaltar que não devemos parar neste período, pois além de termos uma melhor performance por causa do frio, a inatividade física neste período fará com que perca grande parte do seu condicionamento que demorou tanto para conquistar.
Algumas dicas importantes podem ser colocadas para que leve a preguiça para longe.
Vamos à elas: Aqueça bem antes do exercício- O aquecimento neste período é de extrema importância para que não sinta tanto o frio. Se for sair para uma corrida, ou para a rua, faça uns 100 polichinelos em casa , ou comece bem devagar na caminhada e vá aumentando a velocidade até o 5º minuto de exercício. Se estiver na academia, faça sempre uma esteira antes, bicicleta ou elíptico, o que o fará aumentar sua frequência cardíaca.
O ideal é aquecer até começar a suar. Lembre-se, alongamento não aumenta a sua frequência cardíaca da forma que deveria. Faça atividade física em grupo- O simples fato de realizar a atividade física em grupo já faz com que tenha mais de 60% de chances de se manter durante este período. Fazer atividade física com amigos, com o seu personal, em duplas o fará ter a motivação necessária quando lhe faltar constituindo o compromisso com o outro. Cuidado com o resfriado- Nesta época é muito comum um resfriado ou gripe. No caso da gripe com febre, deve-se evitar a atividade física, prevalecendo o repouso e a ingesta de água, junto com o que o médico receitou. No caso de um simples resfriado, em alguns casos a prática de atividade física é recomendada, fazendo com que se sinta bem depois de ter feito.
Mas cuidado com os exercícios com intensidade moderada a alta, pois eles não são recomendados , podendo fazer com que a sua imunidade diminua mais ainda, evoluindo o quadro de um simples resfriado para uma gripe e isso se torna perigoso. Muitas pessoas aumentam o seu peso no inverno e diminuem sua atividade física, mas o exercício deve ser parte importante da sua rotina diária de vida, independente da estação do ano. Neste período tendemos a comer mais alimentos calóricos. O equilíbrio entre alimentação e atividade física deve se manter, para a sua saúde, mente e corpo. Até a proxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Maneiras de lidar com a auto sabotagem
Algumas sugestões de psicólogos e pesquisadores da área clínica podem ser colocadas no seu dia a dia para que este perigo de se auto sabotar seja menor. Vamos à elas: Mude seus pensamentos- Devemos estar sempre cientes de onde queremos chegar e qual o foco de devemos seguir para a conquista do objetivo final. Transformar ideias negativas em positivas requer um trabalho mental e diário.
Fazendo isso você transformará pensamentos negativos como insegurança e vergonha em pensamentos como segurança e mérito e com isso a manutenção da atividade física será mais fácil.
Auto-aceitação- Muitas pessoas não se aceitam do jeito que elas são, o que deveria ser ao contrário.
Às vezes vemos pessoas que estão com o corpo legal, algumas até com um leve sobrepeso e se julgam muito acima do peso ou feias.
Se aceitar é um dos passos para o sucesso contra a auto sabotagem. Saia da zona de conforto- Quando estamos na nossa zona de conforto, ficamos tão relutantes em experimentar coisas novas que só o fato de experimentar já nos traz aquela preguiça e nos leva a não querer assumir aquele hábito ou projeto para a mudança.
Sair da zona de conforto é uma ótima oportunidade de se conhecer melhor, saber de suas potencialidades e ver do que é capaz.
O seu controle- A auto sabotagem é uma sucessão de eventos que se repetem e que não o levam para lugar algum, quando se tem um objetivo.
É importante perceber o que esta errado, reconhecer onde errou e quais os instrumentos que vai usar para a mudança do padrão errado, e é isso que fará com que se tenha um sucesso maior. Colocar o exercício como um hábito que mudará a sua vida para melhor, se torna importante se conhecer e ver que alguns erros podem ser vistos, pensados e transformados.
Vá à luta! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A volta a forma depois da maternidade
Um dos segredos de quem emagreceu segundo elas é dividir as tarefas dos bebês com o pai e não se privar do momento de cuidarem de si mesmas. Caminhada de uma hora todos os dias- Uma das mães com quem conversei, realizava quase que diariamente caminhadas de uma hora com o seu filho, levando-o no carrinho e ela colocava uma musica bem relaxante para o bebê ouvir. Funcionou bastante segundo ela. Pode aproveitar o sono do bebê e ainda realizar seu exercício. Uma academia em casa- Para as pessoas que não possuem tempo, a solução pode ser a de ter alguns aparelhos onde ela pode fazer a atividade física em casa.
Já existem programas de até 30 minutos, em forma de circuito de alta intensidade que os benefícios para o emagrecimento e perda de gordura são quase os mesmos de uma aula de uma hora em academia.
Consulte sempre um educador físico formado para isso. Cuidado com a alimentação- O emagrecimento vem sempre pela boca, pois de nada adianta fazer sua atividade física, se “virar nos 30” se a alimentação esta ruim. Reduzir a ingesta de açucares, que são calorias vazias, comer mais frutas, legumes, alimentos integrais e consumir menos alimentos industrializados são quase uma regra para quem quer emagrecer.
Mas consulte sempre uma nutricionista para ajuda-la nesta missão. Estes são as regras básicas para o sucesso das mães que cuidaram de sua saúde e reduziram o seu peso. Você pode ter as suas regras, mas nada será tão importante quanto o seu desejo, e o desejo de realizar o que quer conquistar. Trace um objetivo, procure ajuda se possível, anote, compartilhe nas mídias sóciais suas conquistas e persevere. Você e o seu filho ganharão muito com isso! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O corpo e suas conexões
Dores no quadril ou quadril “travado” – Você pode fazer um bom alongamento dos músculos que compõem a região do quadril.
Além do alongamento estático, o dinâmico também pode ajudar a “soltar” esta musculatura mantendo a prioridade nos glúteos, banda iliotibial, quadríceps e posteriores de coxa.
Panturrilha tensa e com muitas cãibras- Uma dor de panturrilha não é nada fácil para quem já teve. Na maioria dos casos é a falta de mobilidade articular do tornozelo. Além do alongamento, um trabalho de flexibilidade articular no tornozelo é o mais indicado.
Dores na lombar- Além da falta de força na região do CORE, muitas vezes ligadas a postura de ficar muito tempo sentado no carro no sofás e nas cadeiras, estas posições alteram a sua coluna deixando-a de maneira antinatural. A solução seria um bom alongamento de posteriores de coxa, um trabalho de flexibilidade da coluna em extensão e flexão. Pode ser usado um rolo de espuma para ajudar no trabalho de mobilidade das vertebras da coluna, deslizando-se sobre elas.
Posteriores encurtados- Ter estes músculos encurtados é sinal de ter os músculos estabilizadores do quadril fracos podendo gerar contratura nos posteriores. Um trabalho de alongamento tantos dos posteriores como dos flexores do quadril para que este equilíbrio muscular prevaleça e ao mesmo tempo um bom fortalecimento do glúteo máxim, dos adutores e abdutores de quadril.
É importante ressaltar que nada substitui a orientação direta de um profissional como o fisioterapeuta ou educador físico e que se faça uma boa avaliação para saber onde e qual trabalho deve ser direcionado para a musculatura com problema. Este artigo em nada substitui um exame personalizado. Mas você já pode começar a ver onde esta o problema. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os principais problemas decorrentes da corrida
Sabemos que existem muitas variáveis que a corrida produz , entre eles os fatores anatômicos, mecânicos, nutricionais, programas de treinamento, tempo de estímulo e recuperação e competições, além dos efeitos gerados na estrutura muscular de cada pessoa, o que pode originar algumas lesões.
Vamos falar de algumas delas: Síndrome do estresse tibial medial- Uma das principais lesões geradas pela corrida, que também tem o nome popular de canelite. É uma inflamação do periósteo gerada pela ação dos músculos da panturrilha. A dor geralmente se manifesta no começo da atividade e com o aquecimento ela vai desaparecendo.
Dependendo da dor e do estágio pode causar a interrupção da corrida. Fraturas por estresse- A fratura por estresse representa até 15,6% das lesões dos corredores. Geralmente o impacto causa microfissuras nos ossos que podem evoluir se o treinamento não reduzir ou se o descanso não acontecer. Anormalidades biomecânicas na corrida, junto com falta de descanso propiciam uma maior chance de lesão.
Lesões musculares- As lesões musculares são as mais comuns que acontecem na corrida, principalmente nos membros inferiores. Os músculos mais acometidos são os isquitibiais, os gastrocnêmios e sóleo. É muito importante um bom trabalho de alongamento e equilíbrio entre as musculaturas antagônicas para que se diminuam as chances de lesão nestes músculos. Tendinopatia patelar- A tendinopatia patelar é uma lesão menos comum entre os corredores, mas que esta associada a fatores como o índice de massa corporal elevada, a assimetria dos membros, genética e até frouxidão ligamentar. Deve-se evitar a corrida em declive e um bom trabalho de fortalecimento muscular é indicado para a prevenção.
Síndrome do atrito da banda iliotibial- Esta síndrome é uma lesão causada pela sobrecarga nos joelhos sendo muito comum em pessoas que estão iniciando ou em pessoas que correm muito além do que podem. A dor geralmente é localizada na lateral do joelho, se manifestando durante a corrida piorando progressivamente com a prática.
Ainda existem outras lesões como fasciite plantar e tendinopatia do calcâneo. É importante que por mais que a corrida esteja em voga consulte sempre um educador físico formado e se possível experiente no trato com corredores para um bom planejamento do seu treino e assim, evitando-se as lesões decorrente dos treinos. Caso o problema já esteja instalado,consulte sempre um médico ortopedista para ver qual é a lesão e como sana-lá. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O inverno e a influencia no seu peso
As pessoas usam menos roupas e passeiam mais ao ar livre com roupas mais curtas, mostrando mais o corpo.
Isso acaba gerando uma auto cobrança da pessoa de que se ela se mostra, tem que estar bem.
No frio, acontece exatamente o contrário. Existe uma ideia que já ouvi de alguns alunos que no inverno nos gastamos mais calorias para produzir mais calor para o corpo, aumentando a termogênese (metabolismo em repouso).
Isso pode até acontecer, mas é preciso que fique exposto durante muito tempo ao frio, ou que só tome banho frio no inverno como já existem alguns “gurus” americanos que recomendam isso, o que não é recomendável e dependendo da pessoa, nem é saudável. Outro estudo publicado na Revista Medicine & Science and Sports and Exercise mostrou que o ganho de peso nas pessoas é sazonal e descobriram que há uma enorme diferença no nível de atividade das pessoas no inverno e no verão podendo gerar um acumulo de cerca de 1 a 2 kg por ano, isso somente se você diminuir seu ritmo de vida, sem a pratica de exercícios.
A grande maioria das pessoas culpam as comidas como as responsáveis pelo ganho de peso. Sim, existe esta verdade, mas a redução da atividade física durante o inverno também aumenta o seu ganho de peso. A pessoa precisa se manter no programa de treinamento e em um plano nutricional no inverno para que a chance de aumento de peso diminua.
Ao longo de um período de 10, 15 ou 20 anos, quando as pessoas se olham no espelho e se perguntam: “Como eu fiquei deste jeito?”, uma das respostas pode ser os 1 a 2 kg por ano nos meses de inverno que foi acumulando. Ficar com o mesmo corpo durante o ano requer disciplina, mantendo sua atividade física e mantendo seu consumo energético. Este é caminho para um estilo de vida saudável e longe do ganho de peso. Aumentar a intensidade nas aulas, usar a hora do almoço já que no inverno é o período mais quente, fazer aulas em grupo, ter um objetivo como correr uma meia maratona ou participar de um evento esportivo podem ser algumas estratégias para se manter ativo e focado no inverno. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Hipotireoidismo e atividade física
O hipotireoidismo tem como característica a diminuição do nível metabólico, ou seja, redução do gasto calórico em repouso. Ocorrem também o aumento de gorduras no sangue, a diminuição de reflexos, o aumente de peso, o cansaço, sonolência, intolerância ao frio, dores articulares, falta de concentração e fadiga.
Por isso a dificuldade de muitas pessoas em realizar a atividade física mas nem sabem o por quê. A dificuldade em manter o peso esta entre os fatores mais comuns entre quem possui o hipotireoidismo. Através da atividade física e uma boa alimentação a capacidade de reverter este quadro é maior , evitando-se assim a obesidade e equilibrando a disfunção hormonal. Se torna muito importante um balanço energético negativo.
Para a atividade física, a musculação combinada com exercícios aeróbicos como esteira, natação ou bicicleta se tornam essenciais tendo o cuidado de aumentar gradualmente a intensidade . A modificação feita pelo exercício aeróbico com um alto gasto calórico e a hipertrofia gerada pela musculação, fazendo com que a musculatura se torne metabolicamente mais ativa, ajuda ainda mais a metabolização de gordura e controle de peso. Em recentes pesquisas de uma Universidade dos Estados Unidos o treinamento intervalado de alta intensidade tem mostrado excelentes resultados em pessoas que apresentam o hipotireoidismo. O treinamento intervalado de alta intensidade é aquele método de treino onde ocorre a alternância de intensidades altas com períodos de descanso.
Nem todos podem realizar este tipo de atividade e para isso, consulte sempre um educador físico para ver se é recomendado para você. Não ficar parado é a recomendação máxima de todos os órgãos de saúde. O tratamento para o hipotireoidismo além o medicamentoso pode ser a atividade física. Consulte sempre os profissionais da saúde para te ajudar. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Os Grandes Benefícios da Hidroginástica
A hidroginástica é um excelente exercício para esta faixa etária. Por ser um ótimo exercício cardiovascular e que trabalha o corpo inteiro, com diferentes intensidades, aumentando a força, massa magra, potência e até densidade óssea, talvez seja este o motivo da recomendação por grande parte dos médicos.
Mas podemos aprofundar os benefícios da hidro através dos seguintes exemplos: • A Hidroginástica é uma atividade física que pode ser praticada por ambos os sexos. É muito recomendada para os idosos devido a diminuição da ação da gravidade, propiciando um alivio do peso corporal. Muitas vezes o idoso possui certas limitações para a sua atividade física.
• A Hidroginástica é um tipo de atividade física divertida e agradável. As aulas são alegres, com musicas muitas vezes da época de quando eram jovens e o grande barato é que é realizada em grupo, aumentando o circulo de amizades nesta fase da vida.
• A Hidroginástica alivia a tensão muscular, dores na coluna vertebral, dores nos joelhos, tornozelos e até pelo sobrepeso, que são muitas vezes fatores limitantes na pessoa idosa. A água geralmente é morna, o que facilita este alivio da dor e sensação de relaxamento corporal e muscular.
• A Hidroginástica é um exercício aeróbico com várias valências físicas sendo trabalhadas ao mesmo tempo, como o desenvolvimento da força e potência muscular. Neste caso auxilia na perda de peso ou redução da gordura corporal, importantes para o idoso nesta fase da vida.
• Uma coisa importantíssima é que quando o idoso realiza a hidroginástica, por mais que seja uma atividade de baixo impacto, com diminuição da gravidade, ocorre o aumento da densidade mineral óssea tão importante nesta idade por causa da osteoporose.
É muito importante que se tenha uma alimentação muito bem balanceada, que pegue o sol pela manhã antes das 10hs, pelo menos durante 20 minutos e que realize seu exercício. Este sol irá auxiliar a formação de osteoblastos e da Vitamina D que irão ajuda-los na formação óssea.
Muitos exercícios atualmente são recomendados pelos médicos, e a cada dia, a grande certeza que se tem é que os exercícios físicos ajudam os idosos a viver melhor, com melhor qualidade de vida, realizando as tarefas diárias de sua vida de forma melhor e autônoma. Procure sempre a orientação de algum profissional de educação física, vá ao médico, faça o seu check up e vá para a Hidro! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O hábito para o exercício
- Comece pequeno- Mudança de hábitos não é uma questão só de força de vontade, mas de paciência e estratégia. Não espere mudar sua dieta, exercícios e forma de pensar de uma só vez. Modifique um hábito por vez e aos poucos. - Se você não conseguir de primeira- As grandes mudanças não vão acontecer de uma hora para outra. Se você não conseguir mudar um hábito na primeira tentativa, prepare-se mais e tente novamente. Assim como começamos a caminhar quando bebês, o hábito requer persistência. - Mantenha-se simples- Hábitos têm que ter uma ou duas regras, não vinte. Mantenha as mudanças simples e elas serão mais fáceis de serem feitas. Não complique. - Não busque a perfeição- Foque no devagar e sempre, querer tudo rápido faz você perder o foco. - Comece agora! - Não espere uma mudança súbita para mudar um hábito. A melhor forma de começar é praticando. Mude agora e veja a nova vida que estará levando em um mês.
- Sempre com amigos- Muitas pessoas se motivam para o habito do exercício quando realizam com outros amigos e através disso, tudo é facilitado.
Já escrevi sobre alguns destes pontos em artigos anteriores, mas tudo dependerá sempre da sua vontade e desejo de mudar. Isso é o que vai te mover a querer se manter no exercício. Regras e dicas podem ajudar e servir, mas a vontade tem que ser soberana! . Estas dicas estão explicadas no excelente livro “O poder do hábito”. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Fibromialgia- a dor crônica e o exercício físico
O inicio da atividade física deve ser bem lenta. Atividades diárias como subir escadas, jardinagem, arrumar a casa já produzem benefícios para os sintomas. Uma dica importante é saber “ouvir” o seu corpo, pois achar a intensidade ideal para a atividade física é onde causará maiores ganhos na redução do sintoma. Para ajudar a prevenir, algumas diretrizes são indicadas: • Exercício pela manhã- Pesquisas indicam que entre 10 horas e 16 horas são as melhores horas para a pratica do exercício, e o calor ajuda neste quesito. • Alongar- Na fibromialgia, o alongamento é muito importante, pois pode minimizar a dor antes e após o exercício. • Musculação leve e com elásticos- Exercícios de fortalecimento são indicados e o uso de elásticos é uma boa pedida para os iniciantes. • Pausas- Descanse entre as séries de musculação. A intensidade dos exercícios deve ser moderada. Exercícios intensos não são indicados para a maioria dos casos.
O papel da atividade física é notório em muitos casos. Na fibromialgia mais de 4 milhões de pessoas no Brasil possuem a síndrome, mas muitas pessoas nem imaginam que a tem. Procure sempre a orientação de um médico e de um educador físico para o tratamento. Já existem centros de saúde pelo país que o tratamento é feito através da atividade física. Boa sorte! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Exercícios físicos no verão
E aqueles quilos a mais adquiridos no inverno por falta de um bom plano alimentar e da inatividade física levam as pessoas a estes quilos a mais. Mas existem algumas dicas que pessoas do mundo inteiro estão usando que podem levar ao sucesso neste quesito, o emagrecimento e saúde no verão. Vamos lá? • Procure ajuda- Não faça exercícios da sua cabeça e nem dietas que estão na moda. Cada corpo é único e singular e o que funciona para um, pode não funcionar para você. Nutricionista, médicos e educadores físicos são instrumentos importantes para te ajudar a emagrecer. Procure cada um deles antes de fazer loucuras!
• Tire uma foto por semana- Começou o seu programa de emagrecimento, tire uma foto de frente ao espelho ou peça para alguém tirar e repare as mudanças que estarão acontecendo no seu corpo a cada semana. Vendo o resultado do seu esforço, isso te deixará motivado para continuar até onde deseja chegar.
• Faça desafios diários- Estes desafios te ajudaram a “acumular” calorias para o seu emagrecimento. Como exemplo posso citar que faça nas segundas, quartas e sextas 3 voltas no quarteirão ou suba até o seu andar através das escadas. Invente o seu desafio!
• Evite açúcar- Pessoas consomem muito açúcar diariamente. Tem pessoas que até não sentem mais o gosto de determinado alimento por causa do açúcar. O açúcar é uma bomba de calorias e que são vazias. Diminuindo da sua dieta já irá fazer uma grande diferença.
• Faça exercícios com amigos- Pesquisas indicam que quando realiza exercícios com amigos as pessoas emagrecem até 30% a mais pela retenção ao exercício. Então vale a pena, mesmo que converse um pouco com o seu amigo. Marque-os no facebook ou instagram. Eles se sentirão comprometidos com a sua causa e de repente surge um novo grupo de exercícios.
• Prefira exercícios intensos e de manhã- Embora não seja um consenso, existem estudos que mostram que a atividade física pela manhã faz com que a pessoa gaste até 10% a mais de calorias em repouso durante o dia por causa da aceleração do metabolismo comparado a quem faz exercícios à noite. E quanto mais intenso, mais alto o seu metabolismo em repouso.
• Acumule 500 a 600 calorias por dia- Acredito que qualquer atividade física te faça gastar calorias que a médio e longo prazo fará você emagrecer. Se tiver um dieta bem balanceada e com este gasto calórico, o emagrecimento virá de forma saudável e sem loucuras. 500 calorias é o ideal com uma boa dieta.
A nossa cultura é de deixar sempre para a ultima hora. Isso acontece em tudo. Para renovação de alguma coisa, para inscrição e etc... vemos os exemplos aos montes. A mesma coisa é no verão, onde as pessoas buscam a academia querendo emagrecer muitos quilos em pouco tempo. O ideal é ir se cuidando durante o ano inteiro e de forma saudável. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Exercício e dieta: A verdade sobre emagrecimento!
Quando você realiza o exercício físico ocorre a estimulação do seu crescimento muscular e o aumento da termogênese que é a queima calórica maior em repouso. Neste processo, você esta queimando principalmente gordura. Isso pode ser exemplificado quando você esta na balança e seu peso continua o mesmo, mas as suas roupas estão mais frouxas ou até menores. Neste caso o músculo ocupa menos espaço que a gordura, mas ele é bem mais pesado.Por este motivo o peso não se altera na balança, mas o seu percentual de gordura sim. Para perder peso somente com o exercício pesquisas indicam que você deve realizar de 5 a 7 treinos por semana de no mínimo 50 minutos em intensidade moderada, pois quando mais ativo você for, maior o gasto calórico.
Mas isso sem mudar sua alimentação! Eu acredito na regra, 70/30. O que é isso? 70% do seu emagrecimento vêm da dieta e 30% do exercício.
Em recente pesquisa da Universidade da Califórnia, em um estudo com 700 pessoas, mostrou que as pessoas que comem de forma inteligente emagreceram mais quando aliadas com o exercício. Um estudo que nós já sabemos, mas que para curto prazo é o mais eficaz. Durante 15 semanas quem só fez a dieta perdeu 3kg, quem só o exercício 5kg e o exercício combinado com a dieta, 10kg. É importante frisar que a combinação da dieta bem orientada sempre por um nutricionista e de exercícios físicos sempre com um educador físico é o melhor para a sua saúde e emagrecimento. Você pode realmente só emagrecer com a dieta, ou só com o exercício, mas com os dois juntos o efeito é bem melhor e um potencializa o efeito do outro. Boa sorte!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Envelhecimento X Performance
À medida que vamos envelhecendo, muitas pessoas acham que a vida esta acabando. Eu mesmo já conheci várias pessoas que com os seus 65 anos de idade, já estavam esperando, segundo elas, “ a morte chegar”. A verdade é que iremos viver muito ainda. Segundo pesquisas do ACSM, as pessoas da minha idade viverão até os 86 anos de idade em média. Se eu pensar em me aposentar aos 65 anos de idade, como todo o brasileiro, ainda terei 20 anos para realizar alguns sonhos, como estes fenômenos acima estão fazendo. Nunca é tarde para começar. No esporte não é. Sabemos que o processo de envelhecimento é inerente de qualquer organismo vivo.
Mas quando realizamos uma atividade física este processo torna-se menos intenso. Um bom programa de exercícios pode aumentar sua capacidade aeróbica e diminuir o declínio da força muscular e da capacidade do corpo de acumular gordura com a idade. A flexibilidade e a estrutura óssea pode ser bem melhorada comparada aos que são sedentários e não fazem nada. O controle hormonal e a função metabólica com a idade também tende a diminuir, acontecendo justamente o contrario quando realizamos a atividade física. Pesquisa recente do periódico Medicine and Science in Sport Exercise relatou que o exercício físico não poderá restaurar o que já foi “destruído” pelo processo natural do envelhecimento, mas pode proteger o individuo de uma série de doenças crônicas relacionadas a velhice e lesões decorrentes da inatividade física, como exemplo, quedas - chegando em alguns casos, há uma sobrevida de 20 anos. O fato é que todos devemos praticar a atividade física, mesmo na velhice , por ser um componente muito importante para uma vida saudável no idoso. E quem sabe até, você não chegue ao seu auge da forma física, virando um campeão mundial idoso! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Dor na lombar
Existem sempre dois tipos de dor: aquela forte, que acontece logo depois de um movimento, chamada aguda, quando popularmente é chamada de “travar” a coluna. Quem já sentiu isso sabe a dor que é. E a outra é aquela que você sente sempre, a todo o momento e diariamente, a chamada crônica, que incomoda bastante o seu dia a dia. Mas vamos melhorar isso, com algumas dicas para o seu dia a dia para diminuir ou até livrar desta dor.
• Procure manter uma boa postura- Isso é primordial para manter sua coluna sadia. Manter a costas eretas para andar, se sentar no sofá, se sentar na cadeira no trabalho previne e alivia a dor.
• Fortalecer os músculos do tronco- Os músculos que mantem o tronco ereto devem ser fortalecidos. Os eretores na espinha, os abdominal transverso, quadrado lombar, abdominal supra e infra e os oblíquos. A melhor maneira de trabalha-los é sempre procurar uma orientação de um educador físico ou fisioterapeuta para não causar mais dor ainda.
• Técnicas corporais para a melhora da postura- Existem diversas técnicas como a Técnica Alexander, Técnica Feldenkrais,Pilates, Tai Chi e Yoga que além de realizarem movimentos de alinhamento postural e trabalho de força na região, auxiliam e ajudam na prevenção, tratamento e cura das dores na região lombar. Pesquisa e se informe. Procure o que te interessa mais para que isso a dor possa ser amenizada, tratada e não volte mais.
O mais importante sempre é tentar sempre manter sua postura durante o dia e durante as suas atividades diárias da melhor forma possível, para sempre estar com a coluna saudável e longe de lesões e dores. Em casos mais graves, consulte sempre um médico especialista para ver o melhor procedimento para lidar com esta dor. Muitas vezes, as dicas acima ajudam bastante! Uma ótima semana e até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A doença silenciosa (Diabetes) e o poder do exercício
Muito disso se deve ao consumo desenfreado de alimentos que fazem mal a saúde. Neste sentido, a facilidade de aparecimento de uma doença como o diabetes é cada vez maior. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ,“Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares.” Sabemos que é primordial o controle de açúcar no sangue, uma dieta equilibrada, o controle do peso, exercícios regulares e se possíveis diários e exames regulares para o controle do diabetes. O grande problema da diabetes é que sendo uma doença silenciosa, as complicações acontecem através de: infecções do pé; infecções cutâneas crônicas; doenças na gengiva e perda de dentes; problemas de visão; doenças cardíacas e de circulação sanguínea. Quando um destes problemas aparece, é que o estágio já esta avançado.
O controle da diabetes através do exercício acontece da seguinte forma: • Sempre que você faz o exercício - os seus músculos usam como substrato energético a glicose. Durante a atividade física e após ocorre à queda nos níveis de açúcar, reduzindo assim a produção de insulina. • Reduz a carga de trabalho do pâncreas- Através da atividade física o fígado pega os aminoácidos, o acido lático produzido pelo exercício e as gorduras e as transforma em glicose para fornecer energia para o trabalho da musculatura. • Musculação e exercícios aeróbicos- Esta é a combinação ideal para a atividade física, fazendo com que os músculos se tornem mais ativos e aumentando o controle do açúcar no sangue através da frequência cardíaca ideal.
É importante saber que através do exercício você pode manter o controle da sua glicemia e em alguns casos até reduzir a ingesta de medicamentos, reduzindo assim seu gasto na farmácia. Converse sempre com o seu médico para isso. Verifique sempre antes de começar como esta o seu nível de açúcar no sangue antes e após o exercício. Mantenha sempre algum alimento à mão caso tenha um quadro de hipoglicemia. Uma nutricionista é a mais indicada para elaborar um plano nutricional para o seu estado. Use sempre uma pulseira, indicando que possui diabetes e o telefone de emergência ou de algum familiar. Já presenciei pessoas desmaiando na academia por não tomarem estes cuidados. O exercício é o seu aliado nesta luta! Até a próxima! .
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Reduzindo o desejo de fumar
O problema é que fumar esta relacionada a várias doenças que são causadas pelo tabagismo. Entre elas podemos citar a doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer de pulmão. Isso para citar algumas.
Em um estudo publicado pela revista Addiction em uma revisão de literatura com o objetivo de investigar o efeito agudo de uma sessão de exercício físico no desejo de fumar após a realização da atividade física mostrou que o exercício reduziu o desejo de fumar. Além disso, reduziu a ansiedade que gerava o desejo de fumar nos pacientes que participaram do estudo.
É importante ressaltar que este estudo ajuda aos médicos a determinarem de que forma poderão atuar com os seus pacientes sem o uso de farmacológicos. Alguns estudos já apontam que a atividade física possui o mesmo efeito destes adesivos de nicotina no corpo.
Algumas dicas importantes para reduzir o desejo de fumar através do exercício físico: • O exercício físico deve ser praticado pelo menos 3x por semana • Cada sessão deve ter pelo menos 30 minutos, embora o estudo supra citado mostrou que com 10 minutos já ocorreram efeitos bons no controle do desejo e ansiedade • O exercício físico deve solicitar múltiplas musculaturas • As atividades físicas devem ser moderadas e prolongadas como natação, caminhada, ciclismo, musculação. • O exercício físico deve ser continuado como uma forma de redução do fumo.
Para parar de fumar é preciso que se mude o comportamento, trocando os hábitos ruins e em um estudo publicado no European Journal of Psychology até a mudança das suas companhias ou amizades influenciará para o sucesso de parar de fumar.É mais ou menos como aquele ditado que falamos para os filhos:” Diga-me com quem andas, que te direi quem és!” Mesmo com os melhores suportes farmacológicos e comportamentais disponíveis, menos do que 30% dos fumantes conseguem parar. A atividade física tem sido recomendada para auxiliar os fumantes neste sentido. Procure seu médico, ache um tempo na sua agenda e não deixe o cigarro vencer a batalha. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Exercício no combate a depressão
Para falar um pouco mais sobre ela, convidei minha amiga Alessandra Netti, psicóloga clínica para explicar o que é a depressão. Segundo ela “A depressão é denominada como um transtorno que afeta aspectos psicológicos e físicos que perdura por um tempo impedindo que a pessoa consiga realizar normalmente as atividades cotidianas. A depressão pode surgir por alguma circunstância externa como a perda de alguém muito querido, um desemprego, uma doença ou por alguma circunstância interna como um casamento infeliz ou um trabalho que não o satisfaz.” Segundo dados do Ministério da Saúde 10% da população sofrem de depressão. O exercício físico no combate a depressão é altamente recomendado por médicos.
Alguns estudos afirmam que o efeito da atividade física no combate a depressão é o mesmo que tomar antidepressivos. Vamos ver algumas dicas importantes para a realização do exercício no combate a depressão: • O exercício aumenta as substâncias no cérebro que combatem a depressão como dopamina, noradrenalina e serotonina. • Os exercícios físicos devem ser de baixa intensidade e de pelo menos 45 minutos alternados entre exercícios aeróbios e de musculação • A atividade física através de diversos estudos da área psicologica esclarece que reduz o estresse, afasta a ansiedade e sentimentos da depressão, melhora e aumenta a autoestima e melhora o sono. • Um grupo de pesquisadores americanos provou que depois de 12 semanas os sintomas da depressão reduziram em 50%. • O recomendado em algumas situações é sempre ter a supervisão de um educador físico ao lado para monitorar a intensidade.
Alessandra Netti nos esclarece ainda que “...é importante sempre procurar ajuda de um profissional médico e psicólogo, pois irá ajuda-lo a reorganizar seu sofrimento, seus pensamentos, seus medos e angustias.”
A atividade física pode ser sua grande aliada no combate a depressão. Participar de uma atividade em grupo, ter um amigo ou até um animal de estimação como o cachorro podem ajuda-lo além do exercício e medicamentos.
A atividade física deve ser um plano de combate a esta doença. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
De onde vem a obesidade
Hereditariedade- Um dos fatores que promovem a obesidade nos seres humanos é a hereditariedade. Vários estudos indicam que cerca de até dois terços das diferenças de gordura entre os indivíduos por ser explicado pela hereditariedade. Ou seja, se seus pais foram magros, você terá uma tendência maior de ser magro. Mas estes estudos por si só não comprovam esta teoria, já que a obesidade cresceu muito nos últimos 40 anos e ela não é geneticamente determinada.
Alimentação- O aumento dos produtos industrializados, cheios de açúcar e com várias substâncias fazem com que atualmente possamos chegar a consumir espantosas 400 calorias a mais na dieta que na década de 70 no Brasil. Ou seja, estamos comendo muito pior do que há 40 anos atrás .Esta é uma das razões, pura e simples para o crescimento da obesidade.
Exercício- Outro grande fator que contribui para a obesidade é a inatividade física. Você pode até consumir a mais as 400 cal dos alimentos supra citados, mas se não os transformar em energia, as calorias irão se acumular no organismo em forma de peso. Além de nosso corpo ter sido projetado para a atividade física, o exercício por sua vez aumenta o seu metabolismo e diminui sua fome através da insulina e leptina. Outros fatores- Além dos principais fatores citados acima, existem vários outros envolvidos para a obesidade. Um exemplo através dos estudos mostra que a sinalização inflamatória no hipotálamo pode causar resistência a leptina e com isso aumentar a gordura corporal. Netse sentido é bom consultar um médico e um nutricionista pois falta de fibras, polifenois, ômega 3 e 6 podem desencadear o este processo inflamatório.
O que podemos tirar disso tudo é a ideia de que mesmo que você seja geneticamente suscetível, se não tiver uma boa alimentação e realizar exercícios físicos, este consumo excessivo fará com que tenha um aumento da gordura corporal, levando a inflamação do seu corpo e agravando um problema já existente, tornando cada vez mais difícil de tratar. Fuja disso! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A importância de cuidar para ser cuidado
Para isso usam suplentos, recursos ergogênicos, plásticas entre outros fatores em busca do corpo idealizado. Para se ter saúde, o começo de tudo deve ser no consultório médico.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, um check up se torna essencial para isso.
À medida que procuramos alguma atividade física no período do verão, muitas pessoas não sabem como realmente esta a sua saúde e ai é que mora o perigo. Nos treinadores físicos, nos pautamos que o aluno ou cliente esteja sem nenhum problema no seu corpo. Para isso é necessário à consulta a um médico, onde somente a mesmo, esta apto a dizer quais os exames deve ser feitos e como deve ser o inicio de nossa orientação para a promoção da saúde da pessoa. Alguns cuidados devem ser tomados, como exemplo: • Os exames são uma segurança para quem vai começar a praticar alguma atividade física seja na academia ou ao ar livre. O ideal é consultar um cardiologista, clinico geral ou medico do esporte, pois assim é ele quem irá prescrever os exames que são necessários para avaliar as condições de saúde do aluno. • Poucas pessoas sabem disso, mas depois dos 30 anos são indispensáveis exames que detectem problemas como hipertensão arterial, doença coronária, asma e diabetes. Estamos envelhecendo e temos que nos cuidar! • Para os educadores físicos estes exames médicos da academia podem denunciam problemas que limitem a capacidade do indivíduo de praticar atividades físicas, como doenças no coração, pulmões, aparelho locomotor e vasos sanguíneos. Esta ai a sua importância.
A saúde costumo dizer para meus alunos, é o seu bem mais precioso. Se algo acontecer com alguém, poderá acarretar danos para o resto da vida. Existe uma lei em São Paulo onde não é obrigatório o exame médico em academia. Ao ar livre conheço alguns dos meus colegas que pedem sempre exames para os alunos sendo obrigatória a apresentação para o inicio do exercicio. Mas independente do profissional de educação física, academia e estabelecimentos que trabalham com atividade física pedir ou não o atestado médico, você meu leitor ou leitora, deve buscar o seu atestado para que saiba que esta em ótimas condições de saúde. Desta forma, cuidando de você, com certeza estará pronto para ser cuidado por nós! Até a próxima!!!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Cuidado com os hormônios para emagrecer
Também tem o uso de outras substâncias que podem ajudar a ganhar a massa muscular, melhorar o tônus, reduzir o percentual de gordura sem muito esforço. Mas vamos focar na testosterona. O grande problema é que estas meninas, no objetivo de chegar à uma das musas inspiradoras do Instagram como a Bella Falconi – que é adepta de uma alimentação regrada e com pouca suplementação- é que ainda nem estão com os seus corpos bem formados e usando estas susbtâncias, pode acarretar em consequências graves para o organismo. Como exemplo podemos citar:
• O aumento da quantidade de pelos • O aumento da oleosidade da pele • O aumento do tamanho do clitóris • O aumento n nível de colesterol e triglicerídeos • O aumento da massa muscular • Em excesso pode causar inchado, ganhos de peso e problemas cardíacos e endócrinos
Ao mesmo tempo que vemos o boom de informações que estas celebridades usam e recomendam, algumas, patrocinadas por empresas de suplementação, surgem em blogs o relato de várias pessoas que usaram esta substância e se arrependeram. Escrevem nos seus blogs a sua experiência na sua grande maioria, dizendo que não vale a pena e que não fariam de novo.
O mais importante é sabermos que para o resultado esperado, devemos mudar certos hábitos que antes não eram bons, como a mudança na alimentação e ai, vá à busca de uma nutricionista para te orientar, a mudança no seu estilo de vida através do exercício, procure tambèm sempre um educador físico para te orientar. A soma destes fatores levará sempre ao resultado esperado, mas de uma forma saudável, sem ônus para a sua saúde e corpo. A mudança não acontecerá da noite para o dia, mas se perpetuará por bem mais tempo. Como sempre gosto de dizer, a sua saúde, é o seu maior bem, então cuide muito bem dela. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Criando o novo hábito para o exercício
O hábito é transformar uma atividade não comum em um processo normal no seu dia a dia. Esta abordagem funcionou para ele e pode funcionar para você também. Já pensou em fazer uma atividade compatível com o seu nível de esforço? Para ele 45 segundos de caminhada já o cansava no começo, mas ele se sentia bem e ainda conseguia ter prazer. Além disso, coloquei o levantar e sentar da cadeira pois era uma musculação natural para as pernas. Ele sentia um entusiasmo em estar fazendo isso, e se sentia capaz, conseguindo se superar a cada dia. Se colocasse 10 minutos direto de caminhada, ele veria que não seria capaz e fatalmente pararia o exercício. Já pensou em escrever um blog, anotar sempre seu progresso? Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que anotando o seu progresso, você se mantem mais motivado, vê o quanto já percorreu e qual o caminho a seguir. Além do mais, você pode ajudar muitas pessoas com a mesma dificuldade que você. Tente! Por ultimo, pense primeiro em você. O que faz as pessoas tornarem o exercício um hábito é a capacidade delas de não se darem desculpas e pensarem sempre no momento do exercício como o momento delas, independente dos filhos, maridos, esposas, trabalho entre outros fatores. Manter o desejo de mudança, ajustando-se sempre as intempéries, sempre pensando em si, é o que faz com que elas sempre se mantenham no exercício.
Se você não faz nenhuma atividade física, pode começar assim. Devagar e sempre!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Relação da Corrida x Intensidade
Uma pesquisa feita em forma de meta-análise, onde se estuda um grande volume de publicações em periódicos e leituras da área de fisiologia, mostrou que o exercício aeróbico de longa duração, tem pouco impacto no emagrecimento, a não ser que seja feita uma dieta ao mesmo tempo. Muitas pessoas ainda acham que quanto mais tempo no exercício, melhor! Isso não precisa ser assim. Exercícios aeróbicos intensos, como treinos intervalados, se mostram mais efetivos para a perda de gordura corporal. Logicamente um iniciante não deve partir logo para este tipo de treino, pois há uma sobrecarga muito grande para as articulações e músculos.
Mas desde que esteja adaptado para isso, quanto maior a intensidade do treino de corrida por curtos períodos de tempo, melhor é esta queima de gordura, além de também serem mais efetivos para a diminuição da resistência a insulina, um grande mal que deixa atualmente as pessoas com sobrepeso, muitas vezes por sua dieta estar repleta de açucares e seu corpo não consegue equilibrar isso. Treinos mais curtos e intensos, mesmo quando seu gasto calórico não seja o mesmo que de uma corrida longa, promovem mais o emagrecimento, pois melhora de forma qualitativa a queima de gordura corporal, aumenta a termogênese, que é a sua queima calórica em repouso e além disso, há estudos que mostram uma queima maior de gordura circulante no seu corpo que pode durar até 30 horas depois do fim do exercício intenso, pois as gorduras circulantes atuam fazendo parte da síntese das células musculares danificadas no exercício que são feitas quando se esta em repouso. Não foi a pergunta da minha leitora, mas a dica que dou e que acho a combinação perfeita para o emagrecimento, se este for o caso, é a alternância de musculação com exercício aeróbico intenso. A musculação fará com que se aumente a massa muscular, e o organismo para mantê-la, precisará gastar mais energia em repouso também.
Há estudos que relatam um gasto de até 10% no final do dia, quando comparado ao treinamento só de musculação ou de corrida. Pode parecer pouco, mas no final do mês é muito. Procure sempre um professor de educação física formado para te orientar, para fazer este tipo de treinamento para você potencializar sua queima de gordura e para evitar a temida lesão. Boa sorte e até próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Como escolher sua roupa tenis certo para seu exercício
Mas de qualquer forma, podemos trabalhar sim, para obtermos um corpo com o mínimo de gordura, sem uso de hormônios ou super intensidades no exercício. Vamos analisar alguns pontos. • Ter a perna bem definida nada mais é do que ter menos percentual de gordura no corpo. Você poderá chegar a este objetivo de duas formas: 1ª)através da alimentação, e ai, esqueça o açúcar e tudo o que pode ajuda-la a engordar e aumentar a sua insulina. O problema é que no mundo em que vivemos, pouquíssimas pessoas tem a motivação para seguir uma dieta adequada, elaborada por um nutricionista, por isso não conseguem chegar a este corpo com baixo percentual de gordura. 2ª) Através dos exercícios e mesmo assim com uma alimentação equilibrada. Não adianta pegar pesado, ficar na academia e comer de forma errada se o objetivo for ficar com o corpo definido. Para ter este baixo percentual de gordura, o treino começa pela cozinha, então procure uma nutricionista e corra atrás dos seus objetivos. • Para quem não tem esta força de vontade, mas mesmo assim quer ter o corpo com baixo percentual de gordura, existem os famosos suplementos ou hormônios, que farão com que se tenha um caminho mais curto para o seu objetivo, o que não quer dizer que será mais saudável. Milhares de pesquisas pipocam no medline (um site de artigos científicos), falando os malefícios para a saúde com o uso de suplementos para reduzir o percentual de gordura, para aumentar a massa muscular entre outros. O problema não é o uso uma vez só, ou durante um período, mas o seu uso constante. Cuidado com isso! • Artigos atuais da área de treinamento, dizem que quanto mais intenso o exercício, melhores são os resultados do ponto de vista estético e do condicionamento físico em geral. Mas nem todos gostam de treinar com intensidade, acredito ainda que na sua grande maioria não gosta. E nem é preciso, desde que, volto a dizer, tenha uma dieta bem equilibrada. A musculação melhorará o seu tônus, e a redução da gordura poderá vir em conjunto com a alimentação.
O mais importante é que os resultados poderão vir em pouco tempo. Em 2 semanas poderá ver a melhora do seu sono, e em 1 mês, seguindo direito a dieta e exercícios poderá ver a melhora da sua definição muscular com baixo percentual de gordura. Tudo dependerá do seu esforço e de onde quer chegar! Boa sorte!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Fortaleça a sua mente com o exercício
• Melhora da concentração e atenção- Quanto se esta ativo, consegue-se pensar melhor, guardar mais tempo um pensamento e melhorar o seu tempo de raciocínio. • Promove a neurogênese- Não foi ainda provado em seres humanos, mas em ratos a atividade física criou novas células cerebrais no hipocampo. Ainda faltam estudos em humanos, as os pesquisadores acreditam nesta hipótese. • Memória de longa duração- Melhorou as ligações sinápticas e com isso a melhora na memória de longo prazo. • Perda de massa cinzenta- Pessoas ativas perdem menos massa cinzenta que é decorrente do processo de envelhecimento. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial como visão e audição, memória, emoções e fala. • Aumenta o fluxo cerebral sanguíneo- com maior transporte sanguíneo pelo exercício, aumenta-se os capilares do cérebro e aumenta a oxigenação cerebral.
Além de todos os benefícios que a atividade física provoca no seu corpo, um dos mais importantes é que o nosso cérebro poderá se manter em forma e longe de doenças relacionadas à perda de memória ou de inatividade cerebral. Além de exercícios cerebrais como aprender uma nova língua, ler, jogos de memoria o exercício físico torna-se um importante instrumento para a saúde de seu cérebro. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
O Atleta do Envelhecimento
Deparo-me com pessoas que acham que não são capazes de fazer exercício, que não são capazes de correr 5km, que acham que não são capazes de muitas outras coisas. Mas vamos há algumas dicas para retornar ou começar aos treinos:
• Seja realista sobre sua situação atual- Faça exames médicos e se estiver iniciando, saiba que o começo é lento e deve ser assim mesmo. Procure sempre orientação de um educador físico. Faça exercícios sem dor. Dor não é normal neste começo. E se ficou parado um bom tempo, não é da noite para o dia que voltará a forma. Vá com calma. • 30 minutos bastam para começar- A vida esta corrida, as pessoas tem muitos afazeres, tem trabalho, filhos, empresas. Para a saúde isso já basta. E para quem quer emagrecer, desde que com a orientação certa e boa dieta, o emagrecimento vem neste tempo. • Use mais circuitos e Exercicios Bi –Sets- Se não tem tempo, porque não trabalhar alternando os aparelhos, sem descanso, de dois em dois? Ainda aumenta o gasto calórico. Neste minuto que ficaria no aparelho descansando, poderia fazer outro exercício e terminar sua série mais rapidamente. • Procure sempre ir ao mesmo horário, vá com amigos ou combine com alguém, faça exercícios em duplas. Use a experiência de vida e disciplina a seu favor. Você já sabe o que quer, o quanto é importante ter uma saúde boa, os benefícios do exercício e tudo que esta relacionado a isso. Além do mais, as pesquisas em psicologia confirmam que a disciplina é uma qualidade maior quando estamos mais velhos.
O mais importante é persistir para construir sua saúde, se tornando um atleta do envelhecimento. Não é os outros que vão dizer isso, é você que tem que dizer para si mesmo. Nossa amiga Diana deixou três mensagens: Uma delas é que nunca devemos,nunca, desistir;a segunda é que você nunca está velho demais para perseguir seus sonhos e a ultima é que exercício físico parece um esporte solitário, mas é preciso sempre de uma equipe, seja o seu professor, seu nutricionista ou sua família! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Aeróbico em Jejum para o emagrecimento? Afinal, é bom mesmo ou não?
Um outro estudo do periódico International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism evidenciou que quando o exercício é praticado em jejum e antes do café da manhã, ocorreu uma grande redução do metabolismo e preservou-se a gordura por uma período de 30 horas quando comparado ao exercício e um bom café da manhã. Isso confirma que esta informação de que o aeróbico em jejum seja boa é um modismo, já que os pesquisadores chegam a recomendar um bom café da manhã antes da atividade física.
A grande verdade é que a queima de gordura no aeróbico em jejum é tão baixa que o sacrifício é muito grande para a causa em si, mostrando ate que o efeito desta pequena perda que ocorreu em um estudo com ratos foram recompensadas depois de alguns dias. Outro fator importante é que dependendo da intensidade e duração da atividade física, o AEJ pode levar a pessoa a perda de massa magra, tonturas e desmaios. Alguns nutricionistas relatam que o uso de aminoácidos podem inibir este efeito, fazendo parte da prescrição do paciente junto com o AEJ, mas a pergunta que fica é: Para que pagar pelo aminoácido que é bem mais caro que um carboidrato qualquer, pois de qualquer forma, no processo de transformação de energia durante o exercício, este aminoácido vai ter que ser revertido em glicose para inibir este processo de perda de massa magra. Tem algum nexo? Tem alguma lógica?
Milagres não acontecem deste jeito no exercício. A única coisa comprovadamente certa para a redução da gordura é a combinação de uma alimentação adequada e exercícios físicos, se possível, os de alta intensidade como os protocolos existentes de Treinamento Intervalados de Alta Intensidade, além logicamente da musculação. O que é o mais importante é que nem sempre os modismos estão associados à saúde. Mas isso será tema para o meu próximo artigo. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A relação da atividade física com a demência
Todos vão envelhecer, e temos o complexo de super homem, aquele de que nunca nada irá acontecer conosco. É importante fazer um planejamento em longo prazo também para a sua saúde. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Corrida x Asma
• Veja sempre os locais mais úmidos e quentes para a corrida. Em dias frios, cuidado com o ar seco e se tiver que escolher, prefira treinar em ambiente fechado ou numa esteira por exemplo. • Evite locais onde se tenha ambientes poluídos ou que tenham polén, fungos ou poeiras. • Muitos estudos recomendam o uso de ômega 3 para a proteção da mucosa respiratória contra inflamações. Converse com o seu médico e nutricionista para ver se isso vale a pena. • Você pode aplicar antes do exercício, cerca de 15 minutos antes o broncodilatador ou a famosa bombinha. Converse com o seu médico sobre isso. • Nunca treine com sintomas de gripe ou resfriado.
Além destes cuidados, sabemos que um bom aquecimento ajuda a prevenir os ataques da asma. Começar com uma caminhada leve e ir aumentando gradativamente sua frequência cardíaca são o mais indicado para o começo da corrida. Cerca de dez minutos pode ser o ideal. A pessoa possuir a asma não significa que ela deve ficar parada. Pelo contrário. A falta de uma atividade cardiopulmonar pode ser prejudicial para os pulmões e sistema respiratório em geral. A asma pode ser induzida pelo exercício, mas você deve procurar sempre ajuda de um profissional de educação física para te indicar qual a frequência cardíaca recomendada e de que forma começar. Até à próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Acabando com a gordura na sua barriga
• Diminua o estresse- O cortisol é o principal responsável pela diminuição do sua taxa metabólica basal e pela retenção da gordura no corpo, e quanto maior o estresse, mas isso tende a acontecer. O sono é o principal aliado para que isso não aconteça e durma pelo menos 7 horas por dia. • Curto e Intenso- A grande parte das pesquisas mostram atualmente que quanto mais intenso seu exercício de musculação ou aeróbico, melhor a sua queima de gordura ao longo do dia. Não é preciso mais ficar 2 horas na academia para ter resultado. Faça mais intenso o seu exercício, e o resultado é ainda melhor. • Abdômen se faz na cozinha- Essa frase de um ator é a grande verdade para perda de gordura do abdômen. Não adianta fazer exercício intenso, se não comer direito. Uma dieta equilibrada irá ajuda-lo para que isso aconteça mais rapidamente. • Esqueça o açúcar- O grande mal para a sua barriga. Quanto mais açúcar consome, maior a sua resistência a insulina fazendo com que o seu corpo não tenha mais a mesma capacidade de carrear os açucares provenientes da alimentação e com isso facilita a transformação do açúcar em gordura. Nem adoçante serve, prefira a sucralose. • Tente se tornar mais ativo- Pequenas ações durante o seu dia podem ajudar a manter o seu corpo mais metabolicamente ativo. Subir escadas no seu trabalho ou no seu prédio, sentar e levantar da cadeira 50 vezes no dia sem uso das mãos (em média fazemos 12 vezes), dar uma volta com o cachorro 2x ao dia contam bastante no final de um mês. E mesmo as academias já possuem programas de 30 minutos para a sua saúde. Procure que achará!
O equilíbrio é a chave para um bem viver com alegria, disposição e conquista de seus objetivos. Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A música pode impulsionar seu exercício
• Veja as batidas por minuto da musica (BPM)- Quanto mais batidas, mais intenso e mais rápido poderá fazer seu exercício. • Melodias e Harmonia da Musica- Achar a musica que gosta que lhe cai bem em seus ouvidos é o fator primordial para melhorar seu rendimento. Não adianta nada gostar de MPB e ouvir Rock pesado. • Contexto- A musica certa dependerá do contexto em que está. Ouvir musica calma antes de uma prova ou ouvir uma musica muito agitada depois de uma corrida poderá alterar o seu desempenho ou descanso. • Uma dica legal é baixar sets de musicas de acordo com o ritmo que quer correr ou fazer sua atividade física em sites opensource de musicas. Uma dica é o http://www.djsteveboy.com/podrunner.html que tem vários sets de musicas free para cada ritmo.
Cada caso é um caso, mas a musica é um bem universal que pode ser usada para o prazer e para melhorar também o seu rendimento na atividade física. Use e abuse! Até à próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A Corrida e as Mulheres
1-O tão famoso e querido EMAGRECIMENTO - Na verdade a grande maioria das mulheres quando querem correr, querem emagrecer. Então a corrida queima muito mais calorias, de forma mais rápida do que uma caminhada, e ainda o seu metabolismo se torna acelerado até nas próximas 6 a 8hs depois de correr. Queimando gordura!!! Mas isso depende muito também da sua alimentação! 2-Um novo estudo da Universidade de Manchester descobriu que as mulheres que correm, produzem o estrogênio de uma forma menos potente para o risco de desenvolvimento do câncer do que suas colegas sedentárias. 3-Uma das principais característica das mulheres quando correm é que elas se juntam em grupinhos, para se manterem motivadas e seguras do que quando correm sozinhas. Além de poderem botar o papo em dia, a corrida leva a saúde e a socialização de pessoas com o mesmo objetivo de você 4-O controle de peso. As vezes é muito fácil emagrecer, mas manter é complicado. Em uma pesquisa do National Strenght and Conditioning Association as mulheres que corriam periodicamente tinham bem mais facilidade de manter o peso que desejavam. 5- A menstruação. Nossa, quantas mulheres veem seu dia acabado por conta disso. Mas fique tranquila! Para quem corre, os "problemas" ocasionados como dor de cabeça, enxaqueca, indisposição e até prisão de ventre somem ou diminuem. Endorfina no corpo!! 6- Este negocio que corrida deixa o peito e bunda caido e que envelhece é balela!! E para quem quiser, posso passar dezenas de pesquisas que comprovam isso. A corrida trabalha membros inferiores, que deixarão seu bumbum durinho. Muitas mulheres já falaram que o bumbum esta em pé depois que começaram a correr. O seios, quanto maiores, mais a ação da gravidade vai atuar. A corrida não tem nada a ver com isso, basta usar um TOP que o segure. E o envelhecimento causado pelos radicais livre acontece, mas para isso você teria que virar uma maratonista e ter uma alimentação pobre em nutrientes.
Muitos outros benefícios você pode ter através da corrida. Basta começar e persistir. Um Feliz Natal e até à próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
A chegada do grande dia!
1. Planejamento- Assim como você esta planejando o seu casamento, com pelo menos 1 ano de antecedência, o mesmo deve ocorrer com relação ao emagrecimento e atividade física. Muitas vezes foram anos ou meses onde ocorreu o ganho de peso. Não será da noite para o dia que o peso a mais vai embora. Quanto antes se planejar, melhor. O exercício deve fazer parte da sua rotina de vida, mas se não for possível, faça este planejamento. Recomendo de 6 meses a 1 ano, pelo menos, antes do evento. 2. Orientação- Nós temos a cultura de muitas vezes querermos tudo para ontem. E neste caso, fazemos as mais variadas loucuras, como parar de comer (sim, eu já vi isso), tomar sopa até o dia do casamento e muito mais loucuras. Neste inicio, é importante ter sempre a orientação de profissionais de saúde ao seu lado, como um médico para fazer um check up, um nutricionista para uma dieta equilibrada e para que você possa ter energia e saúde até o casamento e um educador físico para a orientação de um programa de exercícios. 3. Regra 70/30- Eu costumo falar sempre para todos, no processo de emagrecimento, 70% vem da alimentação e só 30% vem da atividade física. Não estou maluco. Muitas mulheres nesta fase , por causa da ansiedade, acabam comendo muita gordura e alimentos não saudáveis, inclusive shakes, que não farão bem à você e ainda tentam manter a promessa que irá emagrecer com saúde. E com isso, não adiantará muita coisa estar na academia e depois comer porcarias. 4. Intenso e rápido – Na atividade física, quanto mais intenso for o exercício e quanto menos descanso tiver, melhor, pois desta maneira, seu gasto calórico ficará alto podendo gastar em média 30% a mais durante a atividade física e até 10% a mais ao longo do dia, já que seu metabolismo ficará mais alto. Logicamente este intenso e rápido irá de acordo com o condicionamento físico atual de cada um, por isso, peça sempre a orientação de um profissional de educação física. 5. Regra 250 minutos- Alguns estudos de grandes instituições mundiais recomendam que para o emagrecimento deve-se acumular pelo menos 210 minutos de exercício na semana. Isso pode ser fracionado ao longo da semana. Então, tente manter-se o mais ativo possível durante a semana, realizando outras tarefas além das programadas como andar com o cachorro, arrumar a casa, subir as escadas do seu prédio. Tudo vale a pena para o seu grande dia. 6. Regra 48 horas- Se estiver com todos os tópicos acima bem planejados, tente sempre manter 48 horas de descanso entre os dias de atividades físicas. Com isso o seu corpo irá descansar de uma forma melhor, você irá manter-se mais motivado e com certeza terá mais sucesso nesta empreitada.
Temos muito trabalho pela frente até chegar o grande dia e nada tira mais a mulher do sério para o dia do casamento do que o vestido. As fotos devem sair perfeitas. Gasta-se muito dinheiro até lá, mas com relação a atividade física isso não será um gasto e sim investimento. Já trabalhei com mulheres que quiseram emagrecer para este dia e conseguiram seguindo estas regras, o que tornou tudo mais fácil. Um dos principais fatores você já tem para começar o exercício, a motivação, pois o casamento será sua grande inspiração. Evite sempre medidas extremas e soluções rápidas, pois isso poderá prejudica-la mais na frente. Estas regras são comprovadas pelos estudos e pela experiência não só minha, mas de amigos da profissão. Não existe a pílula mágica, mas o esforço e dedicação farão você preparada para o seu Grande Dia! Boa sorte e até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
6 Segundos - Mais intensidade para os idosos
Logo após o estudos além das mudanças fisiológicas citadas, eles acharam mais fácil realizar as atividades de vida diária como sentar e levantar da cadeira, pegar objetos no chão, lavar louça e passear com os cachorros.
O lado bom deste estudo é que a maioria das doenças estão associadas ao sedentarismo e no Brasil vemos que esta faixa da população esta crescendo. O estudo mostra que não é mais preciso passar tanto tempo para a realização do exercício físico, mas que com pouco tempo, e na intensidade certa, os benefícios podem ser parecidos ou iguais e em alguns casos até superiores. Uma reflexão sobre este estudo é sobre o quão seguro é a realização de exercícios intensos para esta faixa etária. Os pesquisadores do estudo mostram que trabalhar o limite do corpo até seis segundos é mais benéfico do que caminhar ou pedalar durante uma hora por exemplo. E o estudo ainda mostra que através deste método de treino é possível reduzir os gastos públicos com saúde, que na maioria das vezes são imensos nesta faixa etária.
O grande desafio para os educadores físicos e profissionais da saúde é adaptar o idoso corretamente com as suas limitações para este método. A adaptação para quem é sedentário e nunca fez atividade física deve ser lenta e gradativa. Um dos pesquisadores afirma que: “Nunca se esta velho demais, frágil demais ou doente demais para se beneficiar dos exercícios físicos, desde que sejam escolhidos com cuidado!”. Procure sempre a orientação de um educador físico! Até a próxima!
Via: Professor Esp. Rogerio de Barros
Dicas de Saúde com o Professor Esp. Rogerio de Barros - CREF91020G/SP
Veja as dicas
O envelhecimento e as zonas azuisVocê comete estes 5 erros no exercício?
O Verão é a estação do corpo
Um bom ambiente para sua atividade física
Superestimamos nosso exercício
A relação entre sexo e atividade física
Sesta e a melhora na produtividade
Sem medo de ser feliz
Os riscos do sedentarismo
O que você não sabe sobre a densidade óssea
Sarcopenia x envelhecimento
Reduzir percentual
Projeto para Coluna no Jornal de Piracicaba
Programando sua vida para a saúde e diversão
Prevenindo doenças e restabelecendo o corpo humano com saúde
Potencializando sua queima de gordura na musculação
Um modelo de treinamento para seu novo corpo
Saindo do platô da perda de peso
Perda de peso
Outras formas de se trabalhar o corpo além da musculação
Os novos objetivos para a nossa vida
Os erros mais comuns de quem quer emagrecer
O Treinamento funcional e suas particularidades
O seu limite esta nas suas ações
O que é motivação?
O Exercício em sua casa
Como desafiar sua idade de forma natural
O cuidado com os shakes alimentares
Musculação na sobrevida de pacientes com Câncer
Motivando o filho
O papel da atividade física para os portadores de deficiências ou mobilidade reduzida
Melhorando sua dor e rendimento depois dos treinos
A melhor aptidão física
ativo no Outono/Inverno
Maneiras de lidar com a auto sabotagem
A volta a forma depois da maternidade
O corpo e suas conexões
Os principais problemas decorrentes da corrida
O inverno e a influencia no seu peso
Hipotireoidismo e atividade física
Os Grandes Benefícios da Hidroginástica
O hábito para o exercício
Fibromialgia- a dor crônica e o exercício físico
Exercícios físicos no verão
Exercício e dieta: A verdade sobre emagrecimento
Envelhecimento X Performance
Dor na Lombar
A doença silenciosa (Diabetes) e o poder do exercício
Reduzindo o desejo de fumar
Exercício no combate a depressão
De onde vem a obesidade
A importância de cuidar para ser cuidado
Cuidado com os hormônios para emagrecer
Criando o novo hábito para o exercício
Relação da Corrida x Intensidade
Como escolher sua roupa tenis certo para seu exercício
Fortaleça a sua mente com o exercício
O Atleta do Envelhecimento
Aeróbico em Jejum
A relação da atividade física com a demência
Corrida x Asma
Aeróbico
Abdomen
A música pode impulsionar seu exercício
A Corrida e as Mulheres
A chegada do grande dia
6 Segundos